Unidade terá capacidade para processar 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia no campo de Atapu.
A plataforma P-70 desatracou do cais do estaleiro em Qingdao, China, para seguir viagem rumo ao Brasil e chegará ao campo de Atapu no primeiro trimestre de 2020. O início da operação ocorrerá após os trabalhos de ancoragem e de interligação do primeiro poço produtor.
A P-70 faz parte da série de plataformas replicantes, que atualmente respondem por parte da produção no pré-sal, com a operação já iniciada nas unidades P-66, P-67, P-68 e P-69. Elas levam esse nome por fazerem parte de um conjunto padronizado de projetos de plataformas de produção. Ao repetir o mesmo projeto várias vezes há um ganho de escala em produtividade e eficiência, e também quanto à segurança e à própria operação.
O transporte da P-70 para o Brasil será realizado pela modalidade chamada de dry tow (reboque seco), o que significa que em vez de ser conduzida por rebocadores oceânicos, a unidade é embarcada em um semi-submersible heavy lift ship (navio semissubmersível para transporte de carga pesada). Serão 78 mil toneladas, o que corresponde ao peso de 220 boeings 747, que vão ser milimetricamente acomodadas na embarcação. Isso reduzirá em cerca de 40 dias o tempo de viagem da China ao Brasil. No mundo, manobra desse porte só foi realizada uma única vez: na P-67, segunda unidade da série de replicantes.
A P-70 terá a função de separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, finalmente, transferi-lo para navios petroleiros, que serão os responsáveis pelo seu transporte. A unidade produzirá através de 13 poços produtores e seis poços injetores, e terá capacidade para processar 150 mil barris de óleo (bpd) e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
A P-70 vai processar 150 mil barris/óleo por dia, tratamento e compressão de gás de 6 milhões de m³/dia, tratamento de água de injeção de 200 mil barris/dia, tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de óleo. Possui ancoragem em profundidade d’água de 2.200 metros, comprimento total de 288 metros. Boca (largura) mede 54 metros e pontal (altura), 31,5 metros.