A navegação marítima brasileira concentra uma frota da ordem de duas mil embarcações e 450 empresas autorizadas somando os segmentos de cabotagem, longo curso, apoio marítimo e apoio portuário. A cabotagem reúne 179 embarcações, com idade média de 14 anos. Já a navegação interior (longitudinal de cargas) totaliza 1.860 embarcações, com a mesma média de idade. No ano passado, cabotagem e navegação interior somaram movimentação de aproximadamente 350 milhões de toneladas, cerca de 35% dos 1,1 bilhão de toneladas movimentadas em 2019. Os dados são da superintendência de outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No apoio portuário, a idade média, num universo de 1.300 embarcações, é de 20 anos. A média de idade mais baixa está na frota de apoio marítimo, que tem 455 embarcações, com idade média de 12 anos. De acordo com a Antaq, houve 117 autorizações para empresas brasileiras de navegação (EBNs) em 2019 e, até o momento, foram autorizadas 18 EBNs em 2020.
O superintendente de outorgas da Antaq, Alber Vasconcelos, disse que a agência mantém atualizadas as informações sobre outorgas de EBNs e cadastro de frotas de embarcações. Ele considera que esses números são importantes para direcionar políticas públicas setoriais. “O fortalecimento da indústria é um caminho a se trilhar e a indústria naval não pode estar fora”, defendeu Vasconcelos durante o Webinar “BR do Mar e Indústria Naval – “Desafios para seu Fortalecimento”, promovido pela Frente parlamentar mista de logística e infraestrutura (Frenlogi).