Número total de barcos de apoio em águas brasileiras encerrou maio em 367 embarcações, segundo dados da Abeam
O relatório mensal da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam) aponta que 90% da frota no Brasil correspondem a barcos de bandeira nacional. A frota de apoio marítimo em águas brasileiras encerrou maio com 367 embarcações, sendo 330 de bandeira brasileira e 37 de bandeiras estrangeiras. Em comparação com dezembro de 2015, foram desmobilizadas 158 embarcações de bandeira estrangeira e incorporadas 82 de bandeira brasileira. O setor estima que cerca de 39 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para bandeira brasileira. Nem todas as unidades estão em operação, pois o relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou mesmo fora de operação.
De acordo com a publicação, a frota ao final de maio era composta por 47% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), totalizando 174 barcos. Outros 19% eram LH (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), que correspondem 70 barcos. Os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 45 unidades no período, enquanto 24 barcos de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 17 PLSVs (lançamento de linhas) e 13 RSVs (embarcações equipadas com robôs).
Ao final de maio, a empresa de navegação com mais embarcações, em operação ou aguardando contratação, foi a Bram Offshore/Alfanave, com 52 unidades (apenas duas estrangeiras), seguida pela CBO (32 embarcações) e pela Starnav (29) — nestes dois casos com todos barcos de apoio de bandeira brasileira. Segundo o relatório, a DOF/Norskan tinha nesse período 23 unidades em sua frota, sendo 18 brasileiras e cinco estrangeiras, enquanto 23 embarcações faziam parte da frota da Wilson Sons Ultratug, todas de bandeira brasileira.