A retração nos pedidos de construção naval no mercado internacional está começando a afetar cada vez mais os estaleiros de médio porte. As expectativas de uma queda prolongada no volume de novos pedidos estão levando à consolidação do setor.
No mês passado, a Danish Shipping divulgou uma análise que dizia que os pedidos de construção naval estavam em baixa. Em 2020, a análise mostra que novos pedidos foram feitos para navios mercantes com um dwt combinado de 26,5 milhões, próximo ao nível de 2016. Há quatro anos, o total era de 30 milhões de dwt. Globalmente, a análise informa que a carteira de pedidos total de navios mercantes totaliza 150,3 milhões de dwt.
A Sanoyas Holdings Co. do Japão foi a última vítima da prolongada desaceleração. A empresa anunciou que vendeu suas operações de construção naval para a Shin Kurushima Dock Co. Espera-se que a transação seja concluída em março de 2021. As perdas financeiras no estaleiro e o aumento da concorrência foram os motivos para a negociação.
Os grandes estaleiros coreanos têm relatado novos pedidos, levando o setor a superar seus rivais chineses nos últimos meses. Já os estaleiros coreanos de médio porte têm enfrentado dificuldades. Os pedidos de novas construções caíram quase pela metade para os estaleiros de médio porte do país em 2020. O declínio na segunda metade do ano deve acelerar ainda mais.
Três dos construtores navais de médio porte da Coréia estão atualmente em negociações lideradas por seus credores. A Hanjin Heavy Industries & Construction, a STX Offshore & Shipbuilding e a Dae Sun Shipbuilding and Engineering estão à venda. O Sungdong Shipbuilding já foi vendido. A consolidação não se limita apenas a esses estaleiros, uma vez que a Daewoo Shipbuilding está também em processo de fusão com a Hyundai Heavy Industries. Isso ocorre no momento em que a Coréia do Sul toma medidas para fortalecer sua indústria.
A consolidação vai além da Ásia. Na semana passada, a New Havyard Ship Technology da Noruega anunciou que reestruturará suas operações em um pátio de reparos e serviços e reduzirá o número de funcionários. A empresa planeja encerrar as operações de construção naval no estaleiro em Leirvik, na Noruega.
O estaleiro atualmente tem seis novas construções com conclusão programada para 2020 e 2021. O downsizing ocorrerá quando essas novas construções forem concluídas e novos contratos para reparo forem conquistados. Estima-se a redução do número de funcionários para cerca de 100 pessoas no próximo ano.
A empresa não descarta voltar a construir, mas no curto prazo acredita que as melhores oportunidades estão em reparos e serviços.
Já a norueguesa Kleven Verft entrou em falência no início deste ano. As operações do estaleiro foram vendidas em três transações. A operação de construção naval foi vendida para a Green Yard, empresa norueguesa que se dedica à reciclagem de navios. O novo proprietário planeja manter e expandir a construção naval.
O menor estaleiro da Alemanha, o Flensburger Schiffbau-Gesellschaft (FSG), que nos últimos anos se especializou em ro-ros e balsas, também está no meio de uma reestruturação.