Os estaleiros navais da China tiveram um início de ano excepcional, com novos contratos representando um aumento de 180% das encomendas nos primeiros quatro meses.
A produção da China de janeiro a abril foi de cerca de 12,8 milhões de dwt, um aumento de 16,6%. De acordo com dados divulgados pela Associação da Indústria Nacional de Construção Naval da China, a carteira de pedidos no final de abril era de 84 milhões de dwt, um aumento de cerca de 4,5%.
Durante o quadrimestre, a construção naval foi responsável por 4,2% das exportações da China. De acordo com estatísticas de 75 grandes empresas de construção naval, as empresas chinesas de construção naval envolvidas tiveram uma receita operacional de US$ 11,2 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano, mas incorreram em um prejuízo bruto de US$ 23,3 milhões.
No primeiro trimestre, a produção acumulada de construção naval da China totalizou cerca de 41% da produção total de construção naval global, seguida de perto pela Coréia do Sul e Japão com 34%. A Coreia do Sul assumiu a liderança no volume de novos pedidos, garantindo 52% do total global de 10,2 milhões de toneladas brutas compensadas (CGT) pedidas no trimestre. A carteira de pedidos total da Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, Samsung Heavy Industries e Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering aumentou 24%.
Durante o ano fiscal de abril de 2020 a março de 2021, os pedidos de exportação de novos navios dos estaleiros japoneses aumentaram pela primeira vez em dois anos. As empresas de construção naval japonesas receberam pedidos de exportação de novos navios, totalizando 8,9 milhões de toneladas brutas (gt) em 2020-21, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.