Wilson Sons avança em iniciativas de sustentabilidade com novos rebocadores

  • 26/08/2021

Os novos rebocadores, que entrarão em operação em 2022, serão equipados com uma solução pioneira que reduz os níveis de emissão de óxido de nitrogênio em mais de 75%

A Wilson Sons vem desenvolvendo uma série de ações para reduzir o impacto ambiental de suas operações na última década, contribuindo para o esforço global pelo equilíbrio do clima. O mais recente é a incorporação da norma IMO TIER III, que reduz em mais de 75% os níveis de emissão de óxidos de nitrogênio, nos quatro rebocadores da empresa que estão sendo construídos no estaleiro do Grupo no Guarujá. O custo total para implementar os padrões IMO Tier III é de US$ 290.000.

“O óxido de nitrogênio é um gás de efeito estufa, que pode ser 300 vezes mais poluente do que o próprio dióxido de carbono. O nível III é um grande diferencial desse projeto e mostra o quanto estamos na vanguarda da indústria naval brasileira”, afirma Rodrigo Bastos, diretor das operações da unidade de rebocagem.

O primeiro rebocador construído com esse padrão deve entrar em operação em fevereiro do ano que vem e o segundo em agosto. O projeto é desenvolvido pela Damen Shipyards, parceira da Wilson Sons há mais de 25 anos, e as embarcações terão 80 toneladas de bollard pull (TBP), com 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, com notação de classe Escort Tug.

Com essa tecnologia, os novos rebocadores atenderão às exigências de algumas regiões dos mercados norte-americano e europeu, determinadas pela Organização Marítima Internacional (IMO) como áreas de controle de emissões. “A IMO, da qual o Brasil é signatário, vem avançando na estratégia de redução das emissões de gases de efeito estufa no setor marítimo. A Wilson Sons está sendo pioneira no Brasil no atendimento aos requisitos da norma Tier III, mesmo não sendo uma exigência para o território nacional, antecipando uma eventual regulamentação do país”, explica Bastos.

Nesses projetos, a Wilson Sons também utilizará outra tecnologia pioneira no mercado, o “twin fin”, conjunto de aletas que aumenta a capacidade de arrasto nas manobras e melhora o desempenho do rebocador. Com isso, para uma mesma tração, menos potência é exigida e, consequentemente, há redução no consumo de combustível e nas emissões. Outro aliado na proteção do meio ambiente é o Centro de Operações de Rebocagem (COR), que monitora o deslocamento dos rebocadores, definindo o melhor momento para a movimentação, controlando a velocidade e o consumo de combustível, com o objetivo de garantir maior eficiência, evitando desperdícios e, consequentemente, reduzindo as emissões de gases. Recentemente,

“A Wilson Sons já teve uma agenda forte em relação ao meio ambiente e sempre atuou para evitar o uso excessivo de combustíveis, além de participar de ações como o Projeto Praia Limpa e projetos como o Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco. O que está acontecendo agora é um planejamento mais sólido, com foco no curto, médio e longo prazo”, comenta o diretor.

Fonte: Portos e Navios
26/08/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |