O Estaleiro Detroit acaba de concluir a docagem de classe do rebocador Mutuca. A embarcação chegou em Itajaí (SC) em agosto para realizar a docagem de classe 10 anos. Ao longo do último mês, o rebocador passou por reparos e melhorias na doca e cais do estaleiro, com destaque para o overhaul dos dois motores principais da Caterpillar.
Já na última semana o Mutuca realizou testes no rio Itajaí-Açu e os últimos ajustes no guincho de proa, e no início desta sexta-feira (01), o rebocador iniciou o retorno ao Terminal da Ilha Guaíba em Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro, para dar continuidade no apoio às atracações dos navios no terminal da Vale.
O Mutuca faz parte de uma série de 11 rebocadores encomendados pela Vale ao Estaleiro Detroit. Com 24,40 metros de comprimento por 10,24 metros de boca, o rebocador conta com um conjunto propulsor formado por dois MCP’s da Caterpillar de 1.640 kW cada, que impulsionam dois azimutais Kawasaki que geram ao rebocador 55 toneladas de tração estática (Bollard Pull). O projeto da embarcação, o RAmparts 2500, é assinado pela Robert Allan, referência mundial em projetos navais.
O modelo RAmparts 2500 da Robert Allan possuí dezenas de unidades construídas em diversos estaleiros pelo mundo. Imagem: Robert Allan.