O primeiro navio porta-contêineres elétrico e autopropelido do mundo, o “Yara Birkeland”, partiu na sexta-feira (19) para sua viagem inaugural de Oslo, Noruega. O navio foi desenvolvido pela Yara em colaboração com o Grupo Kongsberg e construído pela VARD e estará em operação comercial a partir de 2022.
“Há muito tempo que esperávamos por este dia. O “Yara Birkeland” transportará fertilizantes minerais entre Porsgrunn e Brevik e contribuirá para cortes significativos de emissões durante o transporte. Este é um excelente exemplo de transição verde na prática, e esperamos que este navio seja o início de um novo tipo de navios porta-contêineres livres de emissões. Existem muitos lugares no mundo com estradas congestionadas que se beneficiarão de uma solução de alta tecnologia como esta ”, disse Svein Tore Holsether, CEO da Yara.
Agora começa um período de testes de dois anos da tecnologia que tornará o navio autopropulsionado e, finalmente, certificado como um navio de contêineres autônomo e totalmente elétrico.
O “Yara Birkeland” é um projeto colaborativo entre vários parceiros, onde a Kongsberg é responsável pelo desenvolvimento e entrega de toda a tecnologia de bordo. O navio será operado a partir do centro de monitoramento e operação de Maasterlys em Horten, numa joint venture entre a Kongsberg e a Wilhelmsen.
Paralelamente à construção da Yara Birkeland, a Yara iniciou o desenvolvimento de amônia verde como combustível livre de emissões para transporte marítimo.