Ocyan na frente em descomissionamento da Petrobras

  • 09/12/2021

Grupo apresenta melhor lance em novo leilão reverso da petroleira para descomissionamento de estruturas remanescentes de três FPSOs das bacias de Campos e Sergipe

A Ocyan deve arrematar mais um contrato com a Petrobras. A empresa brasileira apresentou menor lance na licitação da petroleira para o serviço de descomissionamento das estruturas subsea remanescentes dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema, com a proposta de R$ 960 milhões.

O trabalho será direcionado às bacias de Campos e de Sergipe. Os três FPSOs já foram desmobilizados dos projetos das bacias de Campos e de Sergipe-Alagoas.

A oferta dos lances foi apresentada no início de dezembro, durante leilão reverso. Além da Ocyan, outras três empresas ofertaram lances no leilão. A oferta de lances demorou cerca de dez minutos.

A Petrobras ainda não liberou a classificação das ofertantes, mas apenas a ordem de preço. A previsão é de que a assinatura do contrato ocorra em 2022, possivelmente em meados de fevereiro.

O contrato envolve a aquisição de serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD – Engineering, Preparation, Removal, and Disposal) para descomissionamento dos sistemas submarinos pertencentes às três unidades de produção. O edital foi lançado em agosto.

O contrato terá prazo total de dois anos e meio. O serviço incluirá o descomissionamento de 21 poços e 274.168 metros de linhas flexíveis e outros equipamentos.

Grande parte do escopo do trabalho será direcionada às áreas que abrigavam os FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, e Piranema, em Sergipe.

A campanha contempla 10 poços na antiga área do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, com 132.789 metros de linhas flexíveis, nove poços remanescentes do FPSO Piranema, com 120.195 metros de linhas, e dois poços na antiga área do FPSO Cidade de Rio das Ostras, com cerca de 21,1 mil metros de linhas.

Fonte: Petróleo Hoje – Claudia Siqueira
09/12/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |