O Estaleiro Navship concluiu com sucesso a primeira prova de mar da embarcação Paulo Cunha, casco 142. Os testes de mar ocorreram no litoral catarinense entre os dias 13 e 19 de dezembro.
Durante seis dias, o RSV (ROV Supply Vessel) Paulo Cunha realizou uma bateria de testes, verificações e ajustes na presença da classificadora ABS, em um trabalho conjunto entre a tripulação (Bram Offshore e C-Innovation), funcionários do estaleiro e técnicos comissionadores.
Nesta primeira etapa, os testes foram realizados com foco na embarcação em si e seus sistemas operacionais. Posteriormente, será realizada outra prova de mar no qual será testada a estrutura do ROV (Remotely Operated Vehicle), incluindo o mergulho do robô em profundidade de até 3 mil metros abaixo da linha d’água.
Nos próximos meses, o Paulo Cunha deve ser finalizado e passará a operar para a Petrobras no apoio às atividades submarinas, empregando o robô subaquático para trabalhos e inspeções complexas em grandes profundidades.
Com 94 metros de comprimento por 19 metros de boca, o RSV Paulo Cunha possui propulsão diesel-elétrica e foi financiado pelo FMM (Fundo da Marinha Mercante). O nome Paulo Cunha é uma homenagem ao ex-gerente de operações da ABS no Brasil, que esteve presente no lançamento da embarcação em setembro na cidade de Navegantes (SC).