RSV Bram Spirit
Nesta terça-feira (18) ocorreu o lançamento do RSV Bram Spirit (Casco 143), também pelo Estaleiro Navship. O tradicional lançamento lateral foi um sucesso, e a embarcação já se encontra no cais de acabamento do estaleiro. A embarcação deve ser finalizada, testada e entregue ainda no primeiro semestre de 2022.
O RSV Bram Spirit pertence à mesma classe do RSV Paulo Cunha, possuindo as mesmas dimensões e configurações. No entanto, o RSV Bram Spirit deverá ser equipado com duas unidades ROV, além de um equipamento mais robusto no convés para o apoio às atividades submarinas dos robôs.
RSV Paulo Cunha
Com o alcance do êxito em todos os testes, inclusive no Port State Control junto à Marinha do Brasil, o RSV Paulo Cunha (Casco 142) seguiu para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira (17). A entrega da embarcação para a Bram Offshore marca a retomada do Estaleiro Navship, que teve suas encomendas interrompidas durante a crise do setor de Óleo & Gás em 2018.
O ROV Support Vessel “Paulo Cunha” é uma embarcação de última geração, com 94 metros de comprimento por 19 metros de boca, propulsão diesel-elétrica (Caterpillar/Rockwell), Posicionamento Dinâmico Nível 2 e capacidade para lançar e operar uma unidade ROV (Remotely Operated Vehicle). A embarcação já possui um contrato firmado com a Petrobras até 2025 e deve iniciar a sua operação em breve.
C-Innovation
As duas novas embarcações do tipo RSV estão sendo mobilizadas pela C-Innovation, uma empresa do Grupo Edison Chouest especializada na oferta de serviços submarinos complexos. Devido a atual demanda do mercado, a empresa fechou 2021 com 17 robôs subaquáticos em operação no Brasil, e estima saltar para pelo menos 24 unidades até o final de 2022.