ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul se prepara para iniciar a construção das Fragatas ‘Tamandaré’

  • 18/02/2022

A thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) informou que o ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), localizado em Itajaí, está tomando forma para iniciar a construção das quatro Fragatas Classe Tamandaré (CFT) para a Marinha do Brasil.

Atualmente, o tkEBS conta com 150 funcionários que já estão trabalhando no primeiro modelo de demonstração e os primeiros cortes de aço. A empresa projeta contratar até 800 funcionários que vão construir as fragatas até as suas respectivas entregas à Marinha do Brasil. Segundo Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp South America, “a nossa mais recente unidade no Brasil, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, segue com operações em ritmo acelerado”.

 

Com uma área de 32.000m², o estaleiro situado em Itajaí (SC) está começando a construção da primeira das quatro Fragatas Classe Tamandaré (FCT) para a Marinha do Brasil, o mais inovador projeto de defesa naval já desenvolvido em solo brasileiro e que deve gerar 800 novos empregos diretos só na thyssenkrupp.

A EMGEPRON possui um Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí (EAAPFCTI), bem como o Escritório de Fiscalização da empresa, localizado no tkEBS, conforme previsto no contrato assinado em 4 de março de 2020, entre a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE Águas Azuis).

 

Estaleiro Brasil Sul – ThyssenKrupp

 

O SPE Águas Azuis é composto pela ATECH Negócios em Tecnologias S.A, pela EMBRAER S.A e pela thyssemkrupp Marine Systems GmbH, tendo como empresas subcontratadas, a ARES Aeroespacial e Defesa S.A, a Fundação EZUTE, o estaleiro OCEANA, a OMNISYS Engenharia Ltda, SKM Eletro Eletrônica Ltda e a WEG equipamentos elétricos S.A.

O então Consórcio Águas Azuis apresentou à Marinha do Brasil uma proposta baseada no conceito da classe MEKO®. Seu design modular facilita a integração local e a transferência de tecnologia, ajudando a reduzir os custos de aquisição, manutenção e modernização.

A classe MEKO® combina tecnologia de ponta, inovação com a capacidades de combate. Essas embarcações possuem boa autonomia e robustez. Dessa forma, a MB vai ter uma plataforma de combate flexível, versátil e um meio naval geral para diversificados perfis de missões.

A construção do primeiro navio está prevista para iniciar em setembro deste ano. As Fragatas da classe Tamandaré são navios escoltas, destinados à proteção do tráfego marítimo e realizar missões de defesa do litoral brasileiro. Além disso, serão empregadas na patrulha das águas jurisdicionais brasileiras, com ênfase na fiscalização e proteção das atividades econômicas, principalmente a petrolífera e a pesqueira, protegendo a nossa Amazônia Azul.

Fotos: thyssenkrupp Marine Systems (TKMS)
Fonte: Defesa Aérea e Naval – Guilherme Wiltgen
18/02/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |