A Embraport, terminal portuário privado de contêineres no porto de Santos (SP), recebeu mais um serviço de navegação. A empresa, cujas operações tiveram início no ano passado, atraiu o serviço Costa Norte Express do armador Log-In, especializado em cabotagem.
A rota conecta o Norte ao Sul, com escalas quinzenais nos portos de Manaus (AM), Santos, São Francisco do Sul (SC), Salvador (BA), Suape (PE), Fortaleza (CE) e Vila do Conde (PA). A primeira escala na Embraport ocorreu na primeira quinzena deste mês. Segundo a empresa, o serviço oferece tempo de viagem recorde, com a rotação completa em 10 dias.
A Embraport já opera outras duas linhas de cabotagem, uma da Mercosul Line e outra da própria Log-In. A navegação doméstica representa hoje 20% da movimentação do terminal. A empresa diz que o objetivo é manter a fatia de cabotagem entre 15% e 20% da movimentação do terminal nos próximos anos. O porto de Santos registra 12% de seu volume com serviços desse tipo.
“Como a meta da Embraport é ser um hub [porto concentrador de cargas], os serviços de cabotagem são essenciais para conectar navios de longo curso com ‘feeders’. Entendemos que o armador precisa ser atendido não só na importação, mas também na exportação e no fluxo de contêineres vazios”, afirma a empresa em nota.
Além de cabotagem, a Embraport recebe uma linha com duas escalas semanais para o Extremo Oriente e uma escala semanal de um serviço entre a Costa Leste da América do Sul e o Caribe, Norte da América do Sul e América Central.
O terminal não abre os volumes totais que opera atualmente. Em sua primeira fase, o empreendimento tem capacidade de movimentação anual para 1,2 milhão de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Fonte: Valor Econômico – Fernanda Pires | Para o Valor, de Santos