Relatório do Minfra destaca liberação de R$ 195 milhões do fundo nesse período, que compreendem apoio à construção de 6 embarcações e reparo de outras 12 unidades. Desse total, R$ 115,5 milhões foram liberados para projetos em Santa Catarina
Estaleiros nacionais concluíram 12 obras com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) nos cinco primeiros meses de 2022, sendo 4 construções de embarcações e 8 reparos e outros serviços realizados. O balanço divulgado pelo Ministério da Infraestrutura, na última quinta-feira (30), apresenta um investimento total de R$ 446,7 milhões referente a essas entregas. A maior parte desse montante, R$ 318,5 milhões, corresponde à construção de duas embarcações de apoio marítimo (Paulo Cunha e Bram Spirit) para a Bram Offshore, no estaleiro Navship (SC), que pertence ao mesmo grupo.
Em São Paulo, foram aportados R$ 86,3 milhões para reparo de 7 embarcações e a construção de outra embarcação para a Wilson Sons. Todas as oito demandas foram executadas no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP). O relatório também menciona a construção de uma embarcação para a LDC pelo estaleiro Inace (CE), com investimento de R$ 38,1 milhões, além de um reparo da embarcação Ursa, da Wilson Sons, no estaleiro Belov (BA), com custo de R$ 3,74 milhões.
No acumulado até maio, 70 obras tiveram conclusão física e financiamento contratado. De acordo com o Minfra, esse grupo não foi contabilizado como entrega do FMM porque ainda não houve liberação de recursos. Os dados do relatório sobre as entregas foram atualizados em 13 de junho. Em 2021, a execução financeira do FMM alcançou R$ 214 milhões, muito abaixo dos R$ 5,73 bilhões orçados no planejamento. O desembolso acumulado até maio de 2022 totalizou R$ 195 milhões, aumento de 606% ante os R$ 27,6 milhões liberados pelo FMM nos cinco primeiros meses de 2021.
Liberações
A liberação dos R$ 195 milhões do FMM até maio de 2022 compreendem o apoio à construção de 6 embarcações e o reparo de outras 12 unidades. A maior parte corresponde a R$ 115,5 milhões liberados em Santa Catarina: suplementação de recursos para a construção de 1 dique flutuante para o Navship e a construção de 2 ROVs (embarcações equipadas com robôs) da Bram Offshore, no mesmo estaleiro, além do reparo de 4 rebocadores da Starnav no estaleiro Detroit, pertencente ao mesmo grupo.
Outros R$ 51,8 milhões liberados em São Paulo são referentes à construção de 2 rebocadores da Wilson Sons, além do reparo de 4 rebocadores da Saveiros Camuyrano (Sculptor, Regulus, WS Rigel e Vela), pertencentes ao mesmo grupo de navegação, e de outros 3 rebocadores (Crater, WS Cygnus, WS Procyon), da Wilson Sons. Todas estas obras estão lotadas no estaleiro do Guarujá. Para a construção de 1 empurrador fluvial da Louis Dreyfus no Inace foram liberados R$ 26 milhões, enquanto R$ 1,7 milhão foram liberados para o reparo do rebocador Ursa, da Wilson Sons, no Belov.
Em 2022, o CDFMM aprovou 13 novos projetos como prioritários pelo prazo de 450 dias, que abrangem 40 obras de construção, reparo, conversão ou modernização de embarcações. Os projetos novos totalizam investimentos estimados em R$ 805,5 milhões. Para outros 3 projetos já aprovados como prioritários, o CDFMM deliberou pela extensão do prazo de contratação por 180 dias, em caráter excepcional. Estes projetos abrangem o reparo ou modernização de outras 20 embarcações, com investimento total estimado em R$ 224,7 milhões. No acumulado até maio, o CDFMM aprovou projetos de 60 embarcações com investimento total estimado em R$ 1 bilhão.