BNDES financiará reparo de sete embarcações da Bram Offshore

  • 13/10/2022

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou nesta terça-feira que aprovou financiamento no valor de até R$ 83 milhões para que a empresa de navegação Bram Offshore Transportes Marítimos Ltda, de Niterói, realize reparo e manutenção de sete embarcações de apoio, além de conversão de cinco.

O BNDES disse em nota que o apoio tem por objetivo o fortalecimento da frota nacional de apoio marítimo à produção de petróleo e gás. O financiamento será concedido com recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM).

A frota de apoio marítimo em águas brasileiras totalizava ao final de julho 411 embarcações, sendo 375 de bandeira brasileira e 36 de bandeira estrangeira. Comparativamente a dezembro de 2015 –período pujante do setor – foram desmobilizadas 177 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 102 de bandeira brasileira. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam). O governo vem anunciando que o setor está em retomada de crescimento, o que parece um exagero de acordo com os dados oficiais.

Em relação ao financiamento da Bram, todas as atividades serão executadas no Estaleiro Navship Ltda., no município de Navegantes (SC). “O investimento nessas embarcações visa a ampliação de serviços prestados pela Bram, de forma a atender às demandas de seus clientes”, disse o banco de fomento.

“Atualmente, o segmento de embarcações de apoio marítimo offshore se encontra em retomada de crescimento, com novas contratações pelas petroleiras e aumento da frota em operação no país. Somente entre setembro do ano passado e maio de 2022 foram incorporadas 20 novas embarcações à frota em operação no Brasil, alcançando o total de 410 embarcações, entre nacionais e estrangeiras”, destacou a nota.

Setor

A navegação de apoio marítimo offshore fornece o apoio logístico às unidades de exploração e produção de petróleo, levando os insumos necessários a suas operações e prestando diversos serviços como montagem e lançamento de equipamentos e tubulações; manuseio de âncoras, tubulações e espias; apoio a serviços de manutenção em plataformas e estruturas submersas; transporte de equipamentos e pessoas; combate a incêndios e à poluição, entre outros.

A Bram Offshore Transportes Marítimos Ltda. atua no fretamento de embarcações para prestação de serviços a plataformas de petróleo e gás. Instalada no Brasil desde 1991, a empresa opera hoje 58 embarcações, a maior frota do país. A Bram pertence ao Grupo norte-americano Edison Chouest, de atuação global e proprietário de estaleiros, terminais portuários, empresas de armação e afretamento e serviços submarinos.

Fonte: Monitor Mercantil
13/10/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |