Wilson Sons inicia operação do segundo rebocador com tecnologia mais sustentável

  • 28/10/2022

O novo rebocador da Wilson Sons, o “WS Orion”, foi entregue para operação e junta-se ao “WS Centaurus”, no apoio às operações de atracação e desatracação de navios, em São Luís (MA), atendendo os terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar. A primeira operação ocorreu na segunda-feira (24), no terminal de Ponta da Madeira, na manobra de atracação de um navio de grande porte usado para exportação de minério de ferro.

Batizado em 13 de outubro, no Rio de Janeiro, o “WS Orion” tem capacidade para apoiar grandes navios que transportam até 400 mil toneladas de carga. Construída no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP), a embarcação possui as mesmas características do “WS Centaurus”, lançado em junho deste ano. O novo rebocador da classe RSD 2513 tem notação de classe escort tug e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, que possui vazão de 2.400m³ de água por hora.

O design do “WS Orion” é da Damen Shipyards e a embarcação possui 25 metros de comprimento com 13 metros de boca. Ela opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias, quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador um dos dois mais potentes em operação no Brasil.

Fonte: Portos e Navios
28/10/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |