NApAnt: Firjan promove Rede de Oportunidades com o Estaleiro Jurong Aracruz

  • 17/11/2022

No quarto encontro do programa Rede de Oportunidades da Firjan SENAI SESI, o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) apresentou seus requisitos de compras a potenciais 130 fornecedores. O encontro aconteceu na sede da Firjan em 8/11. O estaleiro vai construir um navio de apoio Antártico (NApAnt) para a Marinha do Brasil, com investimento de US$ 150 milhões.

O navio terá capacidade para 95 pessoas, sendo 26 pesquisadores. “Uma novidade do projeto é que o navio terá propulsão diesel elétrica. Já temos 17 requisições no mercado, as primeiras de geração, propulsão e aço.

Para contratação nacional estão previstos: engenharia de fabricação,
aquisição de materiais e serviços de acabamento, marcenaria, acomodação, testes, entre outros”, adiantou Maicon Batista, gerente comercial do estaleiro que, no Espírito Santo, já construiu as plataformas P-71 e P-68 para a Petrobras e ganhou recentemente a licitação para a P-82. A empresa faz parte do grupo SembCorp Marine (SCM), de Singapura.

 

Segundo mapeamento da Firjan, cerca de 900 fornecedores fluminenses estão potencialmente aptos para atender as demandas. Durante a apresentação, a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso, ressaltou a importância de ampliar ainda mais as possibilidades de negócios para as empresas do estado do Rio. “Precisamos fortalecer nosso olhar para a integração de outros mercados de energia. Há uma série de novas tecnologias e estamos avançando na avaliação daquelas mais viáveis para a inserção do Rio”, destacou.

45% de conteúdo local

“Uma das cláusulas do contrato da Marinha com o Jurong é a exigência de no mínimo 45% de conteúdo local. Esse tipo de navio é necessário para muitos países, principalmente na América Latina. Nosso objetivo é a promoção do mercado, a valorização do Rio, que irá receber essa embarcação, e até a exportação de produtos”, garantiu o Almirante Walter Lucas da Silva, diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval, que vem incentivando essa cadeia produtiva.

 

O estaleiro está detalhando as especificações das demandas e Gustavo Lopes, coordenador de compras do Jurong, informou que é importante cadastrar os fornecedores, com informações sobre o perfil da empresa, capacitação técnica e situação financeira. Ele apresentou os documentos necessários e as principais certificações exigidas, e que “Durante a fase de levantamento de preços, a empresa não precisa se cadastrar, só quando vencer a concorrência”, explicou Lopes.

Fonte: Defesa Aérea e Naval / Firjan
17/11/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |