Empurrador elétrico HB Poraquê

Empresas da área naval podem participar de programa de investimento da Finep

  • 17/03/2023

“Apoio Direto à Inovação” tem como objetivo apoiar atividades inovadoras das empresas brasileiras, focando no aumento da competitividade nacional e internacional

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vem apoiando projetos do setor naval, a partir do programa “Apoio Direto à Inovação”, com financiamentos à base da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). As taxas variam de TJLP – 1,859% a TJLP + 2,563% ao ano, com carência de até 4 anos e prazos de amortização de até 10 anos e pode financiar até 100% do valor de cada projeto. “A orientação é: quanto maior o grau e a relevância da inovação, melhores as condições oferecidas”, destacou a Finep à Portos e Navios.

O setor naval vem sendo beneficiado com o investimento. Com o apoio da financiadora a Hidrovias do Brasil desenvolveu o primeiro empurrador elétrico nacional. A tecnologia tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera ao substituir a propulsão convencional a diesel marítimo pela geração híbrida com baterias elétricas, sem perder eficiência e com possibilidade de aproveitamento de energia elétrica renovável.

A Belov, empresa de engenharia portuária, subaquática e offshore está desenvolvendo um projeto inovador a partir da conversão de um barco tipo PSV (transporte de suprimentos). A OTSV (Offshore Terminal Support Vessel), voltada para o apoio a terminais oceânicos, é uma embarcação especial totalmente adaptada para prestar serviços de apoio às plataformas tipo FPSO/FSO nas operações de descarga de petróleo para os navios tanques (offloading), em especial na manutenção das linhas de mangote de offloading.

Com apoio financeiro da Finep e parcerias com a Marinha do Brasil, por meio do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, e com o Laboratório de Métodos Computacionais e Engenharia da Coppe-UFRJ–LAMCE, a Oceanpact Serviços Marítimos S/A criou a Plataforma Cronos, com base na sinergia entre sustentabilidade e inovação. A plataforma é composta por três estações localizadas no Rio de Janeiro (Campos, Maricá e Arraial do Cabo).

Ela cobre áreas além dos 300 km da costa e profundidades que superam 3 mil metros, incluindo o perímetro do pré-sal. Integra dados meteoceanográficos de diferentes fontes, com o objetivo de reduzir o tempo entre a detecção de um incidente e uma resposta eficaz. “Sua principal inovação consiste na obtenção de mapas de correntes de superfície por meio de radar de alta frequência em tempo quase real. É uma tecnologia pioneira no Brasil, divisora de águas para o conhecimento do litoral e para as organizações, mercados e laboratórios que atuam neste ambiente”, comentou a Finep.

A linha “Apoio Direto à Inovação” tem como objetivo apoiar as atividades inovadoras das empresas brasileiras, focando no aumento da competitividade nacional e internacional. O programa é realizado através de financiamento reembolsável, operado diretamente junto à Finep, utilizando recursos próprios e do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O financiamento tem como público-alvo empresas brasileiras e outras pessoas jurídicas do direito privado, sendo que pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, contam com condições especiais de financiamento. Para participar, a empresa deve se cadastrar no sistema de operações de crédito da Finep. Ao concluir o cadastro, será indicado o gerente de relacionamento responsável por auxiliar no cadastro do Plano Estratégico de Inovação.

Fonte: Portos e Navios – Bianca Guilherme
17/03/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: |