Primeira reunião do conselho diretor do FMM em 2023 é adiada

  • 27/03/2023

CDFMM postergou data da 52ª reunião ordinária em razão da organização dos novos membros, incluindo indicação dos cargos de presidente e suplente.

A 52ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), que ocorreria esta semana, foi adiada. Procurado pela Portos e Navios, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que o primeiro encontro do CDFMM, marcado inicialmente para a última quinta-feira (23), não pode acontecer na data prevista em razão da organização dos novos membros, incluindo a indicação dos cargos de presidente e seu suplente, anteriormente ocupadas por Natália Marcassa e Sharisse de Almeida, respectivamente. Até o fechamento desta matéria, a nova data ainda não havia sido anunciada.

“O encontro se dará em breve, mas ainda sem data definida”, comunicou a pasta em nota. O calendário estava definido desde o ano passado e havia estabelecido para este encontro o dia 23 de janeiro como prazo limite para recebimento de novos projetos. A princípio, as duas outras reuniões ordinárias previstas para este ano ocorrerão nos dias 6 de julho (53ª), com recebimento de novos projetos até 8 de maio, e 23 de novembro (54ª), com envio de pleitos para financiamento de novos projetos até 25 de setembro.

Em 2022, o ministério contabilizou a conclusão de 108 obras com apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Os projetos correspondem a 103 reparos e outros serviços, além de 5 construções de embarcações, que somam investimentos de R$ 907,5 milhões em recursos aprovados pelo conselho diretor do fundo setorial.

De acordo com o balanço consolidado da pasta, não foram concluídos projetos de construção ou expansão de estaleiros nem obras portuárias/aquaviárias no período. Este último item foi incorporado entre as possibilidades de tomadores de empréstimo em 2022.

Os projetos elencados correspondem principalmente a obras de construção, reparo e conversões de embarcações de apoio portuário, de apoio marítimo e de navegação interior em estaleiros de grupos verticalizados, no Sul e Sudeste, e em instalações das regiões Norte e Nordeste.

Os dados do boletim de fevereiro/2023 do ministério compilaram informações da Coordenação-Geral dos Projetos dos Fundos de Infraestrutura/Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura/Secretaria de Fomento, Planejamento e Parceria (CGFI/DEFOM/SFPP), com base nas resoluções CDFMM.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
27/03/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |