Unidades de apoio offshore sob bandeira nacional corresponderam a 90%, segundo relatório mais recente da Abeam. PSVs e OSRVs totalizaram 180 barcos, 46% do total
A frota de apoio marítimo em águas jurisdicionais brasileiras fechou o primeiro mês do ano com um total de 418 embarcações, mesmo número de dezembro passado e ante 395 em janeiro de 2022. De acordo com o relatório mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), 377 correspondiam a unidades de bandeira brasileira e 41 de bandeira estrangeira, na posição de janeiro de 2023. Em relação a dezembro de 2015, quando a demanda começou a ser impactada pela retração no setor de petróleo e gás, foram desmobilizadas 105 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 105 de bandeira brasileira. Cerca de 69 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para o pavilhão nacional nesse período.
A frota de apoio offshore com bandeira nacional caiu de 91% para 90% em relação a dezembro, enquanto 10% correspondem a embarcações de apoio com bandeiras estrangeiras. Em dezembro, o levantamento da Abeam havia identificado 418 embarcações, das quais 377 de bandeira brasileira e 41 de bandeiras estrangeiras. Em novembro, eram 420 embarcações, das quais 377 de bandeira brasileira e 43 de bandeiras estrangeiras.
Nem todas as unidades listadas na publicação estão em operação, pois o relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou fora de operação. O relatório não considera embarcações dos tipos lanchas, pesquisa, nem embarcações com porte inferior a 100 TPB ou BHP inferior a 1.000. Os dados foram obtidos junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), à Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC), publicações especializadas e informações das empresas.
De acordo com a publicação, a frota em janeiro era composta por 45% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), totalizando 187 barcos. Outros 19% eram LHs (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), que agora correspondem a 79 barcos. Os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 56 unidades no período (13%), enquanto 25 barcos de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 18 RSVs (embarcações equipadas com robôs), 17 PLSVs (lançamento de linhas) e 14 MPSVs (multipropósito).