Estaleiro Brasfels - Angra dos Reis - RJ - Divulgação

Indústria naval abre oportunidades de trabalho em Angra dos Reis e ES

  • 30/03/2023

Para Cristiane Marcolino, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, governo federal tem possibilitado criação de ambiente favorável para setor naval

Em 2022 o estaleiro Brasfels foi o responsável por 79,99% dos empregos gerados no município de Angra dos Reis (RJ), gerando 3.734 postos de trabalho de janeiro a dezembro, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com o estaleiro, o setor de construção naval tem mostrado perspectivas positivas para o futuro e a expectativa é que o número dobre neste ano.

“Estamos totalmente comprometidos com nossos projetos em andamento, ou seja, FPSO Almirante Tamandaré e Petrobras FPSO P-78, além de nos prepararmos para a chegada da construção dos Projetos Petrobras FPSO P-80 e P-83 para iniciar este ano”, destacou em nota à Portos e Navios.

O “Almirante Tamandaré” será a maior unidade produtora de petróleo offshore no país e uma das maiores do mundo. Terá capacidade diária de processamento de 225 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás. O FPSO (unidade flutuante de armazenamento e transferência) também terá capacidade de injeção de água de 250 mil barris por dia e capacidade mínima de armazenamento de 1,4 milhão de barris de petróleo bruto.

Já a plataforma P-78 tem capacidade de processamento diário de 180 mil barris de óleo e de 7,2 milhões de m³ de gás, incorporando soluções que abrangem a ampliação da eficiência energética, novas tecnologias de separação e reinjeção de CO2 e redução da queima de rotina.

Com os FPSOs, o estaleiro Brasfels abriu oportunidades de trabalho para os cargos de soldador de tubulação, soldador de estrutura, encanador, montador, pintor, líder de tubulação, eletricista, isolador e outros, além de vagas administrativas. As oportunidades estão aparecendo em outros estados com estaleiros de grande porte. Para Cristiane Marcolino, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, o governo federal tem possibilitado a criação de um ambiente favorável para o setor naval, que vislumbra a possibilidade de incentivos fiscais, programas de financiamento e principalmente a abertura de diálogo com os sindicatos. Ela contou que hoje vêm sendo reativados antigos planos e voltaram a ser discutidos temas importantes, como a qualificação e requalificação da mão de obra.

“Estamos com um fórum do Rio de Janeiro, organizando um seminário, que vai acontecer em Brasília. Tudo isso porque, hoje, temos diálogo com o governo federal. Discutimos a indústria naval desde 2015, quando veio a Lava Jato, que acabou atingindo as empresas, as operações foram paralisadas e tivemos uma grande demissão de trabalhadores metalúrgicos do setor naval, não só de Angra. De lá para cá, estávamos discutindo a indústria naval sem êxito nenhum, porque o governo federal nunca nos ouvia”, relatou.

No final de 2022, o estaleiro Jurong (ES) fechou um acordo com a Petrobras para criar 6 mil vagas de emprego para a construção do FPSO P-82, entre 2023 e 2026. Além disso, em 2023, cinco unidades entrarão em operação. A P-71 que está em rampa de produção, o FPSO Anna Nery, que está em fase de preparação offshore para início de produção, assim como o FPSO Almirante Barroso. Já o FPSO Anita Garibaldi está em fase final de comissionamento no estaleiro Jurong e o FPSO Sepetiba está em integração e comissionamento.

Fonte: Portos e Navios – Bianca Guilherme
30/03/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |