CSENO destaca aproximação com indústria e estaleiros locais durante Navalshore AM

  • 29/05/2023

Após a feira, câmara setorial de equipamentos navais da Abimaq organizará missão de associados em busca de parcerias e do fortalecimento da cadeia produtiva local.

A Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSENO/Abimaq) avalia que a 1ª edição da Navalshore Amazônia, que ocorreu esta semana em Manaus (AM), promoveu um importante movimento de aproximação de fornecedores de outras regiões com representes da indústria local. Alguns já possuem representações e esperam ampliar a presença na região. O vice-presidente da CSENO, Bruno Galhardo, contou que uma das pautas do grupo de empresas é a organização de uma missão de associados Abimaq em busca de parcerias e do fortalecimento da cadeia produtiva local.

Durante a feira, Galhardo se reuniu com Irani Bertolini, dono do grupo Transportes Bertolini e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval) e da Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz). “O intuito do encontro foi promover a cooperação entre a Abimaq e as instituições que ele preside, buscando o fomento da cadeia produtiva na região Norte”, disse Galhardo.

A CSENO/Abimaq identifica um grande potencial de crescimento a partir do escoamento de grãos pelo Arco Norte, além da demanda por renovação da frota de navegação interior existente. Galhardo acrescentou a presença do almirante Walter Lucas da Silva, presidente do Cluster Tecnológico Naval-RJ, que compartilhou as experiências que o cluster vem tendo em promover cadeias produtivas locais no Rio de Janeiro, além do auxílio à criação de cadeias em outros estados, como no Rio Grande do Norte.

Galhardo, que é gerente de vendas das áreas offshore e marine da Roxtec na América Latina, disse que o evento também foi importante para a aproximação da empresa com estaleiros da região Norte, sobretudo de Manaus, que são instalações que estão com projetos em construção. Entre os estaleiros presentes à feira, estavam: Beconal, Bibi, Eram, Helitec e Juruá. “Foi bom para eles conhecerem novas tecnologias e para podermos disseminar nossos produtos aqui na região”, destacou Galhardo à Portos e Navios.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
29/05/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: |