A Wärtsilä fornecerá os principais sistemas de geração de energia e propulsão para o novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt) Almirante Saldanha, atualmente em construção para a Marinha do Brasil. O pedido foi feito pelo Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) junto a Wärtsilä no terceiro trimestre de 2023.
O novo NApAnt Almirante Saldanha será operado pela Marinha do Brasil e tem importância estratégica para manter a presença brasileira no continente Antártico e garantir a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
O escopo completo da Wärtsilä para o NApAnt inclui três grupos geradores a diesel Wärtsilä 32, um sistema de conversão de energia diesel-elétrica e dois bow thruster drive systems, bem como o sistema de gerenciamento de energia. A solução energeticamente eficiente e de baixa emissão, garante um desempenho ideal, combinado com alta redundância e disponibilidade, graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível.
“Com a longa e extensa experiência da empresa em tecnologia marítima, confiamos na Wärtsilä para fornecer alta qualidade e confiabilidade em todos os seus produtos e sistemas. Essas embarcações especializadas exigem desempenho superior e estamos confiantes de que as soluções Wärtsilä atenderão a esse requisito”, disse Maicon Batista Pinto, Gerente de Projeto – NApAnt.