Na manhã desta quarta-feira (6/9), a Diretoria da ICN e a da NUCLEP assinaram o contrato para a Fabricação da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), o objetivo principal do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que elevará o Brasil ao mais alto patamar no setor de Defesa Mundial representando um salto significativo a este grandioso projeto.
A cerimônia ocorreu na sede da NUCLEP, em Itaguaí e contou com a presença de representantes de ambas as empresas:
ICN: Renaud Poyet (Diretor Presidente), Mario Botelho (Diretor Industrial), Sergio Chagas (Gerente de Ofertas e Contratos) e Leonardo Grossi (Coordenador de Projetos).
NUCLEP: Carlos Seixas (Presidente), Nicola Mirto (Diretor Comercial), Sergio Augusto (Diretor Industrial) e André Abrantes (Gerente de Vendas).
FONTE: ICN – Itaguaí Construções Navais
NOTA DO EDITOR: a construção da secão de qualificação antecede a construção da primeira seção que efetivamente será parte do casco resistente do submarino. Ela serve para que os engenheiros, técnicos e operários realizem suas atividades em fase de testes, certificando que todos os processos produtivos e a seção resultante atenda às especificações, o que é importante antes da construção do primeiro exemplar de uma nova classe, como será o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN).
Foi assim, por exemplo, no caso do submarino Riachuelo, primeiro de uma série de quatro submarinos (SBR) do PROSUB, cujas seções foram construídas pela Nuclep para então seguirem à ICN onde continuaram as etapas de fabricação: antes da primeira seção que efetivamente fez parte do casco resistente do submarino, a Nuclep entregou uma seção de qualificação em 2014. Veja a matéria abaixo, publicada naquele ano, para saber mais.