Projetos priorizados em setembro preveem serviços em 12 estaleiros

  • 13/10/2023

Os projetos que receberam prioridade na 53ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), realizada em setembro, preveem serviços em 12 estaleiros das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. As propostas são voltadas à construção, modernização, conversão, docagem e reparo de embarcações, aquisição e instalação de equipamentos para navegação interior (hidrovias) e marítima.

Dos quase R$ 3 bilhões em valores priorizados, aproximadamente metade está destinada à navegação interior. Outro destaque abrange recursos para construção de 4 embarcações de apoio offshore. Todas as novas prioridades concedidas nesta reunião têm vigência de 450 dias, contados a partir desta sexta-feira (6). Confira abaixo o detalhamento conforme os segmentos de projetos e atividades estabelecidos pelo conselho diretor do fundo setorial.

Construção – Apoio Marítimo
A Bram Offshore recebeu prioridade de R$ 571 milhões para a construção de 2 PSVs (transporte de suprimentos) — cascos NAV-151 e NAV-152 — no estaleiro Navship (SC). A Posidonia Shipping obteve prioridade de R$ 256,9 milhões para construção de 2 PSVs 4.500, no estaleiro Keppel Singmarine (SC). O conselho também aprovou prioridade de R$ 198,7 milhões para a Embrareb Soluções Marítimas, que apresentou projeto para a construção de 3 rebocadores marítimos de 90 toneladas de tração estática (bollard pull) no estaleiro Inace (CE).

Construção – Carga
A Mega Logística obteve prioridade para construção de 72 barcaças, sendo 36 barcaças tipo Box de 2.218 TPB (toneladas de porte bruto) e 36 barcaças tipo racked de 2.100 TPB, no Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará, com valor total de R$ 339,4 milhões. A Hermasa apresentou projeto para construção de 60 balsas graneleiras padrão Mississipi, sendo 46 de modelo Box com capacidade de 2000t e 14 de modelo Raked com capacidade de 1800t, no estaleiro Beconal (AM), com valor total de R$ 304.7 milhões.

A Unitapajós recebeu prioridade para a construção de 60 barcaças graneleiras, sendo 50 unidades de modelo Box com capacidade de 2218t e 10 de modelo Raked com capacidade de 2100t, no ERM, com valor total de R$ 282,7 milhões. Já a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA) apresentou o projeto para construção de 2 balsas tanques petroleiras com capacidade individual de 4.000 metros cúbicos (m³), também no ERM, com valor total de R$ 31,9 milhões.

Construção – Apoio à navegação
A Mega Logística também conseguiu prioridade para construção de 7 empurradores de 3.200 BHP, no ERM, com valor total de R$ 145,2 milhões. A Unitapajós tem em vista R$ 120 milhões para a construção de 2 empurradores fluviais de 1800 BHP e 1 empurrador fluvial de 6400 BHP, no ERM, com valor total de R$ 120 milhões. Para o projeto apresentado pela Hermasa visando à construção de 2 empurradores fluviais de propulsão azimutal, com 2.400kW de potência instalada, no Beconal, a prioridade aprovada é de R$ 79,6 milhões.

A Belov conquistou prioridade de R$ 18,9 milhões para construção de 1 balsa do tipo draga, no estaleiro da empresa, na Bahia. A CNA também obteve prioridade, no valor de R$ 8 milhões, para construção de 1 empurrador fluvial com 1.200BHP de potência instalada, no estaleiro JR Serviços Navais (AM).

A Camorim recebeu duas prioridades, sendo uma para construção de 3 rebocadores azimutais de 70 TTE, com valor total de R$ 107,6 milhões. A outra, no valor de R$ 37,7 milhões diz respeito à construção de 1 rebocador azimutal FIFI, de 70 TTE. As duas prioridades estão associadas a obras previstas para serem realizadas no estaleiro Detroit Brasil (SC).

Reparo/docagem
A Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT) recebeu prioridade que soma R$ 98 milhões destinada ao reparo/docagem de 17 PSVs: Alcatraz, Saveiros Atobá, Batuíra, Biguá, Cormoran, Saveiros Fragata, Fulmar, Saveiros Gaivota, Mandrião, Ostreiro, Pardela, Saveiros Pelicano, Prion, Sterna, Tagaz, Talha-mar e Zarapito, sendo 5 destas embarcações (Alcatraz, Biguá, Fulmar, Prion e Zarapito) com docagem, no Estaleiro Mauá (RJ).

A Bram Offshore apresentou projeto para o reparo do PSV Springbok e de 4 OSRVs (C-Admiral, C-Ambassador, C-Sailor e C-Acclaim), no estaleiro Navship (SC). O valor total priorizado para a Bram é de R$ 33,1 milhões. A CNA conseguiu prioridade de R$ 22,8 milhões para docagem com reparo para certificação de classe de 7 balsas petroleiras (E-156, E- 157, E-158, M-154, M-155, E-1004 e E- 1005), no Estaleiro Rio Amazonas (Eram). A CNA obteve outra prioridade de R$ 17,5 milhões para docagem com reparo para certificação de classe de 5 balsas petroleiras (T-238, T-239, M-501, M-502, e E- 1002), também no Eram.

Modernização
A Bram Offshore pretende modernizar 9 embarcações, sendo 4 PSV (Bram Brasília, Bram Belém, Cabo Frio e Springbok); 4 OSRV (C-Admiral, C-Ambassador, C-Sailor e C-Acclaim); e o AHTS Olin Conqueror, no Navship, com valor total de R$ 61,9 milhões. A WSUT recebeu prioridade de R$ 60,2 milhões para modernização de 12 PSVs (Alcatraz, Saveiros Atobá, Batuíra, Cormoran, Larus, Saveiros Pelicano, Petrel, Pinguin, Prion, Skua, Tagaz e Talha-mar), no Estaleiro Mauá (RJ). Já a Asso Marítima tem prioridade de R$ 11,8 milhões para modernização do PSV Asso Ventisette, no estaleiro Renave (RJ).

Aquisição de equipamentos
O CDFMM também aprovou prioridade de R$ 3 milhões da CNA para a aquisição e instalação de 2 novos conjuntos de propulsão motor/reversor, com potência de 1.260 HP cada, para o empurrador fluvial ‘B-222’, no estaleiro Oliveiras (AM).

Estaleiro
A Navship conquistou prioridade de R$ 35,8 milhões referente à ampliação e modernização de seu estaleiro localizado em Navegantes (SC).

A 54ª reunião ordinária do CDFMM está prevista para o próximo dia 7 de dezembro. O prazo limite para recebimento de novos projetos termina na próxima segunda-feira (9).

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
13/10/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |