Emgepron e Marinha do Brasil assinam acordo de cooperação técnica para o navio-patrulha de 500 toneladas

  • 23/11/2023

Em 16 de novembro, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Marinha do Brasil (MB), representada pela Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e pelo Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN), celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), visando a execução do projeto de engenharia do Navio-Patrulha brasileiro de 500 toneladas (NPa-500MB). O evento contou com a presença de diversas autoridades da MB.

Para o Diretor do CPSN, o Contra-Almirante Borges, “o estabelecimento de parcerias tecnológicas e/ou industriais com empresas de gerenciamento de projetos, como a EMGEPRON, e do setor da construção naval, inseridas nos modelos de negócios definidos pela Administração Naval, garantirá a participação do CPSN em programas estratégicos de construção de meios de superfície, entre eles, o NPa-500BR”.

O Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio, ressaltou que “o Projeto do NPa-500MB permite que a EMGEPRON empregue toda sua expertise no gerenciamento de projetos complexos, desenvolvida ao longo de mais de 40 anos de atuação, como por exemplo, planejamento, gerenciamento e financiamento do Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e do Navio Polar (NPo). Em síntese, a cooperação DGDNTM-EMGEPRON abre grandes possibilidades para que a MB alcance a capacidade em projetar, construir, operar e apoiar meios navais de alta complexidade tecnológica, contribuindo desta forma para o desenvolvimento e soberania do Brasil”.

Para o Diretor-Geral da DGDNTM, Almirante de Esquadra Petronio, “o ACT possibilitará a retomada da construção de navios de superfície com projetos desenvolvidos pela MB, por meio do CPSN. Ademais, poderá ser indutor de um ambiente de negócios dentro de uma política estratégica, fomentando o recrudescimento da Indústria Naval, a qualificação da mão de obra, a geração de empregos e movimentação da economia”.

O NPa-500MB é um projeto de navio offshore, certificado por Sociedade Classificadora homologada pela International Association of Classification Societies (IACS), indicado para missões de vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), busca e salvamento, além do combate a ilícitos no mar.

NPa 500BR – Emgepron

 

Fonte: Emgepron – Poder Naval
23/11/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |