CDFMM prioriza R$ 6,5 bilhões para setor naval e projeto de infraestrutura aquaviária

  • 16/01/2024

Montante aprovado na última reunião do conselho do FMM de 2023 inclui mais de R$ 4 bilhões para construção de embarcações de apoio marítimo e mais de R$ 900 milhões em reparos, docagens e modernizações.

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou aproximadamente R$ 6,5 bilhões em prioridades para novos projetos do setor naval e de infraestrutura aquaviária, na 54ª reunião ordinária, realizada em dezembro. Um dos destaques foi o segmento de apoio marítimo, com R$ 4,8 bilhões priorizados, dos quais R$ 4,2 bilhões para a CMM Offshore Brasil voltados à construção de 10 embarcações de apoio marítimo, classe PSV 5.000 TPB, modelo ‘Damen Green Ethanol’, no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP). Outros R$ 570,3 milhões foram priorizados para a Starnav e são referentes à construção de duas embarcações de apoio marítimo, classe PSV-5.000, modelo ‘multipurpose DBL Green Line’, no estaleiro do grupo, Detroit Brasil (SC), com valor total de R$ 570,3 milhões.

No segmento ‘Apoio à navegação’, foram priorizados R$ 165,6 milhões para a Wilson Sons construir 3 rebocadores ASD 2312 de 70 TTE (tração estática), com FiFi, no estaleiro do grupo. A Marlin Serviços Ambientais obteve prioridade, no valor total de R$ 87,6 milhões, para a construção de 12 embarcações, sendo 2 rebocadores de 800 HP, 8 rebocadores de 1.200 HP, e 2 rebocadores de 2.000 HP, no estaleiro São Miguel (RJ). Já a Transdourada Navegação recebeu prioridade do CDFMM para a construção de 4 empurradores fluviais 2.400 HP, no estaleiro Juruá (AM), com valor total de R$ 50,2 milhões.

A Transdourada Navegação também conquistou prioridade para a construção de uma balsa guindaste 3.749 TPB com capacidade para 800 toneladas/hora, uma estação de transbordo de carga (ETC) flutuante 4.590 TPB com capacidade para 600 toneladas/hora, 16 balsas graneleiras box 2.187 TPB, 32 balsas graneleiras racked 2.048 TPB, no estaleiro Juruá, com valor total de R$ 300,3 milhões.

Infraestrutura aquaviária
A Transdourada recebeu ainda uma prioridade para a construção de um sistema de fundeio, composto por dois conjuntos de poitas, âncoras, boias e amarras, sendo um para fundeio de navios classe Panamax e outro para fundeio de até dois comboios com 20 balsas graneleiras cada, no estaleiro Juruá, com valor total de R$ 13,8 milhões.

Estaleiros
A Mega Construções e Reparos Navais recebeu prioridade do CDFMM para a construção do estaleiro de reparos navais no Distrito Industrial de Icoaraci, Belém (PA), com valor total de R$ 35,5 milhões. Já a INC — Indústria Naval Catarinense Ltda apresentou projeto para a execução de ampliação e modernização no estaleiro localizado em Navegantes (SC) e teve aprovado prioridade que totaliza R$ 48,4 milhões.

O CDFMM aprovou ainda mais de R$ 900 milhões em prioridades para manutenção e upgrades, dos quais R$ 608,2 milhões voltados para reparos e docagens e R$ 351 milhões para modernizações, conforme resumo abaixo. Os projetos foram apresentados pelas empresas Asgaard Bourbon, Bram Offshore, CBO, OceanPact e Wilson Sons.

Reparo/Docagem
Empresa:
 CBO Serviços Marítimos;
Projeto: docagem de 4 PSV 3000 (CBO Alessandra, CBO Carolina, CBO Renata e CBO Valentina), 3 PSV 4500 (CBO Energy, CBO Ipanema E CBO Supporter) e 1 RSV (CBO Isabella);
Estaleiro: Aliança (RJ);
Valor total: R$ 181 milhões;

Empresa: CBO
Projeto: docagem de 5 PSVs 4500 (CBO Bianca, CBO Itajaí, CBO Oceana, REM Mistral, SIDDIS Sailor) e 01 PSV 3000 (CBO Aliança);
Estaleiro: Aliança (RJ);
Valor total: R$ 87,9 milhões;

Empresa: Asgaard Bourbon Navegação
Projeto: docagem do AHTS Geonisio Barroso;
Estaleiro: Dock Brasil (RJ);
Valor total: R$ 24,4 milhões;

Empresa: Asgaard Bourbon
Projeto: docagem do AHTS Yvan Barreto;
Estaleiro: Dock Brasil (RJ);
Valor total: R$ 21,1 milhões;

Empresa: Wilson Sons
Projeto: reparo com docagem/ classificação de 31 embarcações do tipo rebocador;
Estaleiro: Wilson Sons (SP);
Valor total: R$ 246,3 milhões;

Empresa: Oceanpact
Projeto: manutenção e reparo do OSRV Macaé e do RSV Parcel de Manuel Luis;
Estaleiro: São Miguel (RJ);
Valor total: R$ 21,9 milhões;

Empresa: Oceanpact
Projeto: manutenção e reparo do RSV Parcel das Paredes e docagem do RSV Parcel dos Meros;
Estaleiro: na empresa OWLL Empreendimentos Portuários;
Valor total: R$ 5 milhões;

Empresa: Bram Offshore
Projeto: reparo dos PSVs Eland e Bram Buccaneer;
Estaleiro: Navship (SC);
Valor total: R$ 20,6 milhões

Modernização
Empresa:
 Bram Offshore
Projeto: modernização de 3 AHTS, denominadas Bram Atlas, Bram Titan e Mr. Chafic;
Estaleiro: Navship (SC);
Valor total: R$ 27,4 milhões;

Empresa: CBO Serviços Marítimos
Projeto: modernização dos OSRV CBO Rio e CBO Vitória, do PSV 3000 CBO Alessandra, do AHTS 21000 CBO Endeavour e do PSV 4500 CBO Ipanema;
Estaleiro: Aliança (RJ);
Valor total: R$ 103,4 milhões;

Empresa: CBO
Projeto: modernização de 5 AHTS 18000 (CBO Bossa Nova, CBO Parintins, CBO Xavantes, CBO Iguaçu, CBO Cabrália) e 3 PSVs 3000 (CBO Anita, CBO Bianca e CBO Campos);
Estaleiro: Aliança (RJ)
Valor total: R$ 220,2 milhões.

A resolução do CDFMM com a relação de prioridades, publicada no Diário Oficial da União, na última semana, já está em vigor e tem vigência de 450 dias.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira