Transferência ship-to-ship no berco 106 do Porto do Itaqui. Foto divulgação

Transpetro realiza inédita operação simultânea de movimentação de combustíveis com cinco navios

  • 30/01/2024

Uma operação inédita da Transpetro. A empresa anunciou que realizou pela primeira vez uma movimentação simultânea ship-to-ship com cinco navios no Porto de Itaqui, no Maranhão. A atividade ocorreu em quatro berços do terminal da companhia em São Luís, no último final de semana. Os combustíveis movimentados foram óleo combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina e diesel S10. Segundo a companhia, a operação demandaria cerca de cinco dias se não fosse conduzida de forma sincronizada. No entanto, ao realizar a atividade de forma simultânea, foram necessárias apenas 48 horas, reduzindo o tempo e o custo de estadia dos navios.

 

O navio Darcy Ribeiro, da Transpetro, estava entre as embarcações participantes. “A operação demonstra a capacidade dos nossos navios, o profissionalismo e a competência das tripulações. Assim, conseguimos otimizar as operações e garantir ganhos para Transpetro de forma segura e eficiente, em uma atividade complexa para a qual temos expertise e que envolve diversas áreas da companhia”, disse o gerente executivo de Operação de Navios, Luiz Cláudio Menezes (foto).

A Transpetro é a maior provedora do Brasil de operações de transferência de petróleo e derivados entre navios, conhecidas como ship to ship, com atuação em 12 localidades e respondendo por mais de 60% da operação nacional só em 2023. Segundo a companhia, esse tipo de operação assegura uma maior agilidade ao processo de movimentação de produtos. A utilização do modal permite a redução de custos da operação logística de petróleo e derivados em até 30%.

O gerente setorial de operação da Transpetro em São Luís, José Carlos de Souza Júnior, enfatizou a eficiência logística e a capacidade da companhia de atender à crescente demanda de combustíveis na região. “Estamos empenhados em oferecer soluções eficientes para os nossos clientes. Operamos com empenho na priorização da redução de gargalos, no aumento da flexibilidade e para que haja diminuição no tempo de espera dos navios, o que impacta diretamente a redução dos custos”, declarou.

O Terminal de São Luís é o maior em movimentação de diesel no Brasil, desempenhando um papel importante no suprimento e atendimento à demanda regional por combustíveis e auxiliando na consolidação do Porto do Itaqui como um hub logístico estratégico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Fonte: Petronotícias
30/01/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |