Empresa de apoio portuário firmou contrato com grupo Detroit para construção de unidades com 70 toneladas de bollard pull. Primeira embarcação da série tem previsão de entrega no 4º trimestre deste ano
A Camorim confirmou o projeto para a construção de cinco rebocadores de propulsão azimutal, com 70 toneladas de tração estática (bollard pull). De acordo com a empresa, o contrato foi assinado com o grupo Detroit, no final de 2023, e prevê a entrega da primeira embarcação da série no último trimestre de 2024. A empresa destacou, em uma rede social, que o projeto é importante para impulsionar a frota, além de fortalecer a presença da Camorim nos principais portos do Brasil.
O diretor comercial da Camorim, Eduardo Adami, disse em entrevista recente à Portos e Navios que o aumento da demanda permitiu à empresa investir de forma substancial na frota. Segundo Adami, o contrato para construção desses cinco novos rebocadores prevê investimentos da ordem de R$ 200 milhões. A Camorim dispõe atualmente de 143 embarcações entre rebocadores, balsas, lanchas, LHs (manuseio de linhas e amarrações), PSVs (transporte de suprimentos) e AHTS (manuseio de âncoras), das quais 113 são próprias.
Para a empresa, um dos principais desafios é acompanhar a modernidade do segmento de apoio portuário. “Navios cada vez maiores exigem embarcações cada vez mais potentes. Precisamos estar sempre investindo e renovando a frota para atender as demandas do mercado”, afirmou Adami. Ele contou que a empresa tem boas perspectivas a curto e médio prazo, principalmente com a inauguração de novos terminais prevista para os próximos anos, como a ATEM em Santarém (PA), Porto de Macaé (RJ) e Porto da Imetame (ES).