Wilson Sons realiza docagem simultânea de três embarcações

  • 10/04/2024

A Wilson Sons realizou docagens simultâneas de três embarcações, de armadores distintos, em seus estaleiros no Guarujá (SP), localizados no Porto de Santos. Mais de 120 profissionais participaram dos atendimentos, qe duraram 15 dias.

As três embarcações docadas operam nas regiões Sudeste (nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Sul (Santa Catarina). As manutenções programadas incluíram serviços como a medição e troca de chapas de aço e anodos, tratamento e pintura interna (tanques e compartimentos) e externa (cascos), revisão de válvulas, reparos nos sistemas de propulsão e nos motores das embarcações.

A companhia está construindo, em seus estaleiros, no Guarujá, um novo rebocador com tecnologia mais sustentável, o “WS Onix”. A embarcação faz parte de um ciclo de construção de seis rebocadores pioneiros no Brasil, com padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional. O novo projeto de casco das embarcações permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.

Cinco desses rebocadores, que possuem mais de 90 toneladas de tração estática, já foram entregues, a partir de julho de 2022. As novas embarcações já realizaram, no total, mais de 3,5 mil manobras em apoio a atracações e desatracações de navios na costa brasileira. O “WS Onix” será lançado ainda este ano.

Aumento dos serviços de docagem

Entre 2022 e 2023, o número de docagens aumentou 33%. A expectativa é que a taxa de crescimento se mantenha este ano. Os dois estaleiros, no Guarujá, que totalizam 39 mil metros quadrados, são especializados na construção, conversão, manutenção e reparo de embarcações.

Fonte: Portos e Navios
10/04/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |