Navemazônia tem mais 6 meses para obtenção de financiamento

  • 06/06/2024

CDFMM estendeu prazo para empresa do grupo Atem financiar projetos de construção de empurradores e balsas petroleiras, previstas para serem fabricadas em Manaus (AM)

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) prorrogou, por seis meses, o prazo de prioridades concedidas para a Navemazônia Navegação, braço de logística fluvial do grupo Atem, com fins de empréstimos com recursos do fundo setorial. Um dos projetos priorizados prevê 12 balsas petroleiras (cascos 104 a 115), com capacidade de 4.300 metros cúbicos (m³), no estaleiro DMN (AM), que havia sido priorizada em novembro de 2022, com o valor total de R$ 114,8 milhões, com data base de setembro do mesmo ano.

O CDFMM também prorrogou o prazo para a empresa construir, também no DMN estaleiro em Manaus, dois empurradores fluviais (cascos 116 e 117), que havia sido priorizada anteriormente em 2022, no valor total de R$ 16,1 milhões, com data-base em setembro daquele ano.

A companhia é responsável por levar o combustível que abastece usinas termelétricas em cidades amazonenses isoladas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A Navemazônia possui frota com 50 balsas-tanque e 20 empurradores, capazes de armazenar 177 milhões de litros de petróleo e derivados. A empresa também gerencia terminal aquaviário para as operações de movimentação de produtos, cargas e descargas, entre outros.

A decisão foi tomada durante a 55ª reunião ordinária, realizada no último dia 9 de maio, na modalidade híbrida (presencial e à distância). O presidente suplente do CDFMM, Alex Ávila, estabeleceu que a resolução tem vigência de 180 dias, contados a partir da data do encerramento da vigência da resolução do conselho publicada em novembro de 2022. As prorrogações foram publicadas no Diário Oficial da última segunda-feira (3).

Alterações
O conselho diretor do FMM alterou, do estaleiro Wilson Sons (SP) para o Eram (AM), prioridades relativas às embarcações WS PhoenixNeptuno e Andromeda. Em outra deliberação, os conselheiros autorizaram a transferência, da Wilson Sons Estaleiros para o Vard Promar (PE), de prioridades relativas às embarcações WS AquilaWS LeonisWS LinxWS Antares e Auriga. As embarcações citadas estão enumeradas no projeto priorizado de reparo com docagem de 28 rebocadores, aprovado em 2022.

O CDFMM ainda aprovou alterações de valor da ampliação e modernização referentes ao estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), localizado em Navegantes (SC), priorizado anteriormente em dezembro de 2023, com valor total de R$ 23,8 milhões, com data-base de setembro de 2023.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira