Grupo Technospray fecha parcerias para trazer nova tecnologia robótica de pintura para o setor de óleo e gás

  • 24/07/2024

O grupo TechnoSpray, que atua há mais de 30 anos no fornecimento de equipamentos industriais para pintura, fez movimentos de olho em novas oportunidades de negócios no setor de óleo e gás brasileiro. A empresa anunciou uma parceria estratégica com empresas internacionais para introduzir tecnologia robótica de ponta e aumentar a sustentabilidade nas operações de pintura e tratamento de superfície. “Essa tecnologia proporciona diversos ganhos significativos. Primeiramente, há um aumento notável na produtividade nos processos de tratamento de superfície e pintura, com eficiência de três a quatro vezes maior em comparação com os métodos tradicionais. Além disso, a tecnologia garante uniformidade nas operações, resultando em economia de insumos”, conta o diretor comercial do grupo TechnoSpray, Gabriel Eduardo Rajsfus, nosso entrevistado desta quarta-feira (24). Com perspectivas otimistas, a empresa já está em conversas com possíveis novos clientes. “Já estamos negociando com diversas empresas do setor que entenderam que a robotização chegou para melhorar e ampliar as operações de tratamento de superfície e pintura”, contou.

Poderia relembrar aos nossos leitores como tem sido o foco de atuação da empresa no setor de óleo e gás? 

Há mais de 30 anos, fornecemos equipamentos industriais para pintura, com ênfase especial em equipamentos airless para aplicação de tintas de alto teor de sólidos, normatizadas pela Petrobras. Desenvolvemos também equipamentos para pintura e revestimento interno de tubulações, além de equipamentos airless PLURALCOMPONENT para aplicação de tintas 2K de secagem ultrarrápida. Oferecemos todos os acessórios necessários para que os serviços de pintura e revestimento no setor de óleo e gás sejam realizados conforme os requisitos e normas estabelecidas pelos órgãos e organizações certificadoras.

Quais são as novidades que a empresa está oferecendo ao mercado?

Desde 2019, a empresa tem investido em novas tecnologias para se adaptar aos desafios da Indústria 4.0. Somos distribuidores e representantes da empresa italiana LESTA SRL, fabricante de robôs de pintura com sistemas de programação SELF-LEARNING para atender os setores moveleiro, automotivo, indústria plástica, metalmecânico e de compósitos. Já fornecemos diversas unidades que estão automatizando os serviços de pintura nesses setores.

Continuando nosso processo de inovação tecnológica e atendendo à demanda existente por tratamento de superfície e pintura de grandes áreas, a I9SPRAY/TechnoSpray firmou parcerias com duas empresas holandesas: a VertiDrive, especializada em robôs para tratamento de superfície e limpeza com crawlers magnéticos, e a QLAYERS, que possui tecnologia em robôs para pintura.

As tendências de preparação de superfície estão mudando rapidamente. Novos regulamentos focados no impacto ambiental, segurança e trabalho estão pressionando estaleiros, terminais de tanques, subcontratados e a manutenção de plataformas. Os empreiteiros da indústria devem adaptar seus métodos de preparação de superfície e pintura ou se tornarão obsoletos.

Uma mudança significativa está em andamento, afastando-se de abrasivos perigosos em direção ao jateamento de ultra-alta pressão (UHP). No entanto, mesmo com o jateamento UHP, tintas, revestimentos e materiais de proteção ainda podem prejudicar o meio ambiente e a vida selvagem. É aí que entram as tecnologias da VertiDrive e da Qlayers.

Quais são os principais ganhos proporcionados por essas tecnologias?

Essa tecnologia proporciona diversos ganhos significativos. Primeiramente, há um aumento notável na produtividade nos processos de tratamento de superfície e pintura, com eficiência de três a quatro vezes maior em comparação com os métodos tradicionais. Além disso, a tecnologia garante uniformidade nas operações, resultando em economia de insumos como água, abrasivos e tintas. Outro benefício é a eliminação dos riscos operacionais para os colaboradores, reduzindo os acidentes de trabalho a zero. Por fim, há uma redução drástica dos impactos ambientais nas operações de tratamento de superfície e pintura.

Em quais situações essa tecnologia pode ser empregada na indústria de óleo e gás?

Essa tecnologia pode ser empregada em diversas situações na indústria de óleo e gás. Primeiramente, no revestimento de tanques e reservatórios de combustíveis e derivados em refinarias, petroquímicas e outras instalações que possuem esse tipo de ativo industrial para manutenção. Além disso, é aplicável em navios e embarcações, seja na construção nova ou na docagem de manutenção em estaleiros. Também pode ser utilizada em FPSOs (Floating Production Storage and Offloading units) em alto-mar.

Como estão as perspectivas da empresa em relação a novos contratos/projetos a partir dessa novidade?

As perspectivas são muito boas. Já estamos negociando com diversas empresas do setor que entenderam que a robotização chegou para melhorar e ampliar as operações de tratamento de superfície e pintura.

Poderia compartilhar conosco como está a expectativa da companhia com o setor de óleo e gás?

Acreditamos que, no segundo semestre de 2024 e início de 2025, teremos plataformas robotizadas em operação no Brasil atendendo às demandas do setor de óleo e gás. A indústria de manutenção de ativos está crescendo rapidamente e acompanhando as tendências mundiais, e no Brasil, por se tratar de um segmento muito importante, não ficará de fora da utilização dessas tecnologias.

Fonte: Petronotícias
24/07/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |