Vale e Wilson Sons firmam contrato para docagem de embarcações no Porto de Santos

  • 14/08/2024

A Wilson Sons, operadora de logística portuária e marítima do Brasil, firmou um contrato de cinco anos com a mineradora Vale para realizar a docagem de sete embarcações em seu estaleiro no Porto de Santos, localizado no Guarujá. O acordo envolve manutenções programadas em cinco rebocadores e dois ferryboats da Vale, que operam no Rio de Janeiro, gerando uma economia de 67% em combustível para a mineradora.

As embarcações da Vale prestam apoio portuário no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, e no terminal da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), em Itaguaí. Esses portos, ambos localizados no litoral Sul Fluminense, são responsáveis pela exportação de minério de ferro proveniente de Minas Gerais, principalmente para o mercado chinês.

O trabalho de docagem inclui tratamento e pintura de cascos e tanques, limpeza de tanques, reparos estruturais e desmontagem e teste de válvulas. A primeira das sete docagens, envolvendo o rebocador Guaíba, foi iniciada em 18 de julho.

O estaleiro da Wilson Sons conta com um dique seco no Porto de Santos. A empresa também está em processo de construção do WS Onix, o último de uma série de seis rebocadores com tecnologia sustentável padrão IMO TIER III, projetados para reduzir emissões de gases de efeito estufa e consumo de combustíveis fósseis.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
14/08/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |