Segunda concorrência do programa deve focar na encomenda de navios gaseiros
O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, disse, nesta terça-feira (20), que a empresa pretende lançar até 20 de dezembro uma nova licitação ligada ao programa de renovação e ampliação da frota da companhia (TP 25). A expectativa é que esse segundo edital tenha como objetivo a construção de novos gaseiros para a frota da empresa. Bacci ressaltou que a Transpetro tem intenção de lançar os editais do TP 25 a cada seis meses, com o terceiro no primeiro semestre de 2025. O primeiro, lançado em julho, prevê a contratação de quatro navios classe Handy, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB).
O presidente da Transpetro contou que a expectativa é que as propostas sejam apresentadas dia 6 de outubro e que o vencedor deste primeiro processo seja conhecido ainda em 2024. Caso haja alguma demanda dos participantes por mais prazo, há possibilidade de extensão em alguns dias. Segundo Bacci, não comprometeria o cronograma porque existe uma pequena margem.
O tempo dos ritos de análise das propostas da licitação dos Handy deve durar até 60 dias. “Espero que consigamos ter esse resultado até o final do ano porque aí casará o resultado da licitação com lançamento do próximo edital”, disse Bacci em entrevista com jornalistas, após a abertura do primeiro dia da 18ª Navalshore, no Rio de Janeiro.
Para Bacci, seria interessante um grande números de propostas porque indicaria vontade dos estaleiros de construir navios no Brasil. “Se tiver 4, 5 ou 6 estaleiros brasileiros apresentando propostas, será uma demonstração de apetite e que os estaleiros estão empenhados em construir navios no Brasil. Com esse apetite, é possível ampliar as demandas. A Petrobras vem fazendo isso com barcos de apoio, À medida em que houver apetite, isso mostra que temos condição de por encomendas na praça e ser atendidos”, analisou.