Para manutenção programada em dique seco. Embarcação docou no dia 05 de setembro (quinta-feira) para passar por revisão, limpeza e reparos ao longo das próximas semanas.
Após uma operação complexa que durou várias horas, o navio-sonda Norbe VIII atracou nesta quinta-feira (5) no dique seco do Estaleiro Rio Grande, da Ecovix. A embarcação, de propriedade da Foresea, ficará nas próximas semanas no local para passar por serviços de reparo e revisão geral.
Com 238 metros de comprimento, a Norbe VIII pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e foi a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina abaixo de 500m com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem. Atualmente, presta serviços para a Petrobras.
— A docagem da sonda foi a operação naval mais desafiadora que já realizamos, em função da restrição de manobra imposta pela P-32. Essa docagem demonstra a possibilidade de utilizar a infraestrutura do estaleiro para escopos diversos, simultaneamente e com segurança —destaca Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix, proprietária do Estaleiro.
A entrada do navio no dique contou com simulações para projetar todos os passos e eventuais desafios para essa operação. O trabalho foi realizado em conjunto com a Praticagem da Barra, Technomar Engenharia e Dock Brasil, além da equipe da Foresea.
Parceria reforçada — A manutenção da Norbe VIII é a segunda realizada pela Ecovix para a Foresea. Em 2023, o navio de perfuração ODN I passou dois meses no Estaleiro, onde recebeu revisão geral nos sistemas, limpeza do casco, pintura, serviços de tubulação, entre outros reparos. Foi a mais extensa manutenção feita pela empresa até então.
—Realizamos a primeira manutenção de uma sonda dessa classe (elevada arqueação) no Brasil. A parada programada de um navio desse porte em dique seco é uma operação complexa e desafiadora, mas, em alguns casos, necessária para que possamos seguir atendendo aos mais altos padrões de segurança e eficiência do mercado. Temos a expertise e muito orgulho do nosso pioneirismo nesse tipo de manutenção no país— comenta o COO da Foresea, Heitor Gioppo.
Ecovix — Criada em 2010, a Ecovix é especializada em projetos e construções dedicadas a operações oceânicas. É responsável pelo Estaleiro Rio Grande, uma das mais avançadas infraestruturas navais do mundo, que inclui o maior dique seco da América Latina, com 130 metros de largura, 350 metros de comprimento e 13,8 metros de profundidade.
No pico da operação naval, construiu cinco plataformas FPSO, chegando a empregar 14 mil profissionais. Em seu atual plano de negócios, conta com complexos naval, industrial, logístico e portuário, além de um cais para operação multipropósito.
Foresea — A Foresea é uma empresa focada em oferecer soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa é a única no Brasil a possuir a certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda a sua frota e detém o maior índice de Uptime operacional do mercado (98,2%).
Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia atua respeitando os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança.