Petroleiro Henrique Dias Foto: Transpetro

Transpetro prevê primeira contratação do TP25 no início de 2025

  • 06/12/2024

Sérgio Bacci disse que empresa pretende lançar próxima licitação, para mais 8 navios gaseiros, em janeiro, e outra para mais 4 navios MR1, em junho do ano que vem

A Transpetro tem expectativa de firmar a primeira contratação do programa de renovação e ampliação da frota da companhia (TP 25) no começo de 2025. Após a abertura das propostas comerciais, em novembro, a concorrência avançou para a fase de avaliação pela comissão de licitação, antes da homologação do resultado final. O processo, que prevê a construção de 4 navios da classe Handy, teve 20 interessados e uma proposta única apresentada pelo consórcio formado pela Ecovix e pelo Estaleiro Mac Laren (RJ).

“Esperamos até final de dezembro ter a adjudicação desta licitação e esperamos a assinatura do contrato no início de 2025”, disse o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, na última terça-feira (3), em audiência da Comissão de Trabalho (CTRAB) da Câmara dos Deputados. Os 4 petroleiros terão de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB) e serão destinados à movimentação de produtos claros.

A comissão de licitação analisa as condições de habilitação, com a verificação de documentação para qualificação jurídica, econômica e técnica. De acordo com a Transpetro, será julgado vencedor da licitação o estaleiro com a proposta classificada em primeiro lugar e que apresente todos os requisitos e documentos exigidos. Após esse trâmite, será aberto prazo para recursos.

Ao final, será feita a divulgação do resultado dos recursos e a formalização da proposta vencedora na Petronect. Caso o resultado seja homologado, os cascos serão construídos no Estaleiro Rio Grande (RS), de propriedade da Ecovix, e a finalização será no Mac Laren, em Niterói (RJ).

Próximos editais
O presidente da Transpetro acrescentou que a empresa pretende lançar, em janeiro de 2025, outra licitação para mais 8 navios gaseiros, dando continuidade ao projeto de retomada da indústria naval. “Depois desses 8, teremos mais 4 navios MR1 que pretendemos lançar em junho”, adiantou durante a sessão da Câmara. Bacci contou que a empresa está em conversas com a Petrobras sobre a inclusão de outros 9 navios, que ainda não estão previstos no plano estratégico da holding, para totalizar os 25 navios previstos no TP25.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira