Petroleiro Henrique Dias Foto: Transpetro

Transpetro conclui negociação com Ecovix e Mac Laren para construção dos 4 Handy

  • 26/12/2024

Consórcio formado pelos dois grupos construirá petroleiros por US$ 278 milhões. Contrato deve ser assinado até o final de janeiro

A Transpetro informou, nesta segunda-feira (23), que concluiu a negociação com o consórcio formado pelos grupos Ecovix e Mac Laren como o vencedor da licitação para a construção de 4 navios classe Handy. Os petroleiros serão as primeiras unidades do programa de renovação e ampliação da frota dacompanhia (TP 25), que prevê a construção de um total de 25 navios para frota da subsidiária da Petrobras. A expectativa é que o contrato seja assinado até o final de janeiro.

“Esse programa da Transpetro é essencial para o Sistema Petrobras e um grande reforço para a nossa capacidade logística, garantindo o aumento do transporte de derivados na costa brasileira e reduzindo nossa exposição às oscilações dos custos de afretamento, principalmente desse tipo de unidade, que têm baixa liquidez no mercado. A Petrobras e a Transpetro estão comprometidas com a aceleração do desenvolvimento do país e esse programa de ampliação da frota própria comprova isso”, ressaltou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O valor final da negociação é de US$ 69,5 milhões por embarcação, totalizando US$ 278 milhões, cerca de R$ 1,7 bilhão, com base na cotação de hoje. O conteúdo local a ser perseguido é de 50%, requisito que também garante o benefício da depreciação acelerada aprovado recentemente, que representa uma renúncia fiscal decorrente da depreciação acelerada para navios-tanque que operam na cabotagem brasileira, limitada a R$ 1,6 bilhão.

O escopo prevê 4 Handy, navios de transporte de produtos claros de 15.000 a 18.000 TPB, para operação de cabotagem no litoral brasileiro. Os cascos serão construídos no Estaleiro Rio Grande (ERG-RS), de propriedade da Ecovix, e a finalização será no Estaleiro Mac Laren, em Niterói (RJ).

O vice-presidente do grupo Mac Laren, Alexandre Kloh, disse à Portos e Navios que, com a assinatura no começo de 2025, haverá esforço para o lançamento da primeira unidade em menos de dois anos. “Apesar de contratualmente o prazo ser mais longo, vamos tentar lançar o primeiro casco no final de 2026”, comentou. Ele acrescentou que as estruturas dos estaleiros estarão prontas para iniciar as obras no ano que vem e que o mapeamento da mão de obra foi importante para garantir a força de trabalho para o projeto.

Kloh destacou o investimento da Mac Laren no time de engenharia, que estará em interação com as equipes do ERG, desde o processo construtivo em Rio Grande, até o acabamento e finalização em Niterói (RJ). Ele contou que o grupo mantém conversas para definição da sociedade classificadora.

Após a abertura das propostas comerciais, em novembro, a concorrência da Transpetro avançou para a fase de avaliação pela comissão de licitação, antes da homologação do resultado final. A classificação preliminar por preço global dos lances das empresas proponentes foi divulgada no começo de novembro, com a participação de 20 interessados e proposta única apresentada no valor de R$ 1,77 bilhão, em torno de R$ 440 milhões por unidade.

O processo, que prevê a construção de 4 navios da classe Handy, teve 20 interessados e uma proposta única apresentada pelo consórcio formado pela Ecovix e pelo Estaleiro Mac Laren (RJ).

“Estamos muito satisfeitos com a conclusão dessa etapa do processo de contratação, conduzido com total empenho, zelo e lisura. É um marco para a nossa gestão retomar a aquisição de navios no Brasil após 10 anos sem contratar embarcações para ampliar a frota. Com o TP 25, vamos ampliar em pelo menos 25% a capacidade logística da Transpetro e essa é mais uma das medidas que estamos adotando para retomar o caminho do crescimento da companhia”, disse Sérgio Bacci, presidente da Transpetro.

A expectativa é de que os trabalhos se iniciem no primeiro trimestre de 2025, com duração estimada de três anos, gerando em torno de 1.000 empregos. A construção dos cascos ficará a cargo da Ecovix, no Estaleiro Rio Grande, com o comissionamento das embarcações sendo realizado no Estaleiro Mac Laren.

Com sua estrutura moderna, o Estaleiro Rio Grande precisará de mínimas adaptações para iniciar os trabalhos com a Transpetro. A Ecovix celebra este marco que consolida a retomada das suas atividades navais, trazendo mais desenvolvimento para a zona Sul do Estado, o Rio Grande do Sul e o Brasil.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira