O prazo para empresas interessadas declararem interesse em 156 dos 332 blocos do edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC) encerra-se em 6 de fevereiro de 2025. Esses blocos estão situados nas bacias da Margem Equatorial, Pelotas, Espírito Santo Mar, Paraná, Parecis e Tucano. As manifestações conjuntas dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente e do Clima (MMA) sobre esses blocos expiram em junho de 2025.
Caso não ocorra a abertura de um novo ciclo da OPC no início de fevereiro de 2025, os blocos serão retirados do edital. Para serem reintegrados futuramente, será necessário submetê-los novamente ao processo de obtenção de diretrizes ambientais. Empresas já inscritas na OPC podem apresentar declarações de interesse com base no edital vigente, garantindo sua participação no processo licitatório.
As versões finais do edital e contratos da OPC, publicados em 19 de dezembro de 2024, abrangem 332 blocos exploratórios, sendo 44 em terra e 288 em mar, distribuídos em 11 bacias sedimentares. Mais informações e acesso aos documentos estão disponíveis nos portais da ANP. A Oferta Permanente é o principal modelo de licitação de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Com oferta contínua de blocos e áreas com acumulações marginais, permite às empresas estudarem dados técnicos e realizar ofertas sem a limitação de prazos de rodadas tradicionais.