Segundo edital do TP 25 é esperado para segunda quinzena de fevereiro

  • 10/02/2025

Há expectativa de que lançamento seja anunciado em evento em Rio Grande que também marcará assinatura do contrato com consórcio vencedor da primeira licitação para construção de 4 navios classe Handy para frota da Transpetro

O lançamento do segundo edital do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25) deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro, em Rio Grande (RS). Portos e Navios apurou que havia previsão de que o evento ocorresse no próximo dia 17, mas que a perspectiva atual é que o anúncio aconteça no dia 24. A confirmação da data e dos horários depende do cruzamento de agendas, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é esperado para o evento. Na ocasião, também será realizada a assinatura do contrato dos quatro primeiros navios do programa da Transpetro, marcando a retomada da construção de navios de grande porte do sistema Petrobras.

Procurada pela reportagem, a Transpetro não informou nenhuma data específica, mas mencionou que deverá lançar, em breve, o edital para essa segunda licitação do TP 25, que será pública e internacional. Em nota, a subsidiária da Petrobras reafirmou que a próxima fase prevê a aquisição dos oito navios gaseiros dos tipos pressurizados e semirrefrigerados, que permitirão à empresa de logística e transporte ampliar os tipos de gases transportados. Os gaseiros terão capacidade variando de 7 mil toneladas a 14 mil toneladas de porte bruto. Em junho de 2025, a companhia prevê a divulgação de outro processo licitatório para a aquisição de quatro embarcações de médio porte (MR1).

Navios Handy

Em janeiro, a Transpetro homologou o resultado da licitação para a compra de quatro navios classe Handy, com capacidade entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). O consórcio vencedor, formado pelos estaleiros Rio Grande (ERG), da Ecovix, e Mac Laren, em Niterói (RJ), apresentou a proposta final de US$ 69,5 milhões por cada petroleiro. A homologação, última etapa antes da assinatura do contrato, foi anunciada em continuidade ao comunicado divulgado em dezembro, quando a Transpetro informou sobre a conclusão da negociação com o consórcio. A expectativa inicial da Transpetro era que o contrato dos Handy fosse assinado até o final de janeiro.

A construção dos cascos ficará a cargo da Ecovix, no Estaleiro Rio Grande, com o comissionamento das embarcações sendo realizado no Estaleiro Mac Laren. A previsão é que os trabalhos para construção desses navios comecem no primeiro semestre de 2025, com duração de aproximadamente três anos, gerando aproximadamente 1.000 empregos. Essa encomenda é vista como uma oportunidade para a retomada do polo naval no sul do estado, que já foi referência no setor, com destaque para o período de 2013 a 2014, quando o Porto do Rio Grande gerou cerca de 20 mil empregos.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira