Ex-Primeiro-Ministro e Embaixador da França visitam as instalações do PROSUB

  • 14/02/2025

A Marinha do Brasil recebeu, na quarta-feira (12), uma comitiva de autoridades francesas no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O grupo, liderado pelo Prefeito de Le Havre e ex-Primeiro-Ministro da França, Édouard Philippe, e pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Os visitantes foram recepcionados pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, e pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante (da reserva) Humberto Caldas da Silveira Junior. Durante a visita, foram apresentados os mais recentes avanços do programa, que tem sido um marco na cooperação entre Brasil e França.

Em sua declaração, o Almirante de Esquadra Rabello destacou a relevância estratégica do PROSUB: “O PROSUB é o maior programa brasileiro já realizado em termos de tecnologia e defesa. Além de contribuir para fortalecer a capacidade de dissuasão estratégica do País, ele tem despertado grande interesse das Marinhas Amigas”.

A comitiva também visitou o Submarino “Humaitá”, que foi entregue ao setor operativo da Força em 12 de janeiro de 2024, representando um dos mais recentes marcos da parceria entre os dois países no setor de defesa.

Impactos tecnológicos e industriais

O evento contou ainda com a participação de representantes da Itaguaí Construções Navais (ICN). O Diretor-Técnico Presidente da ICN, Renaud Poyet, ressaltou a importância da visita para o fortalecimento das relações bilaterais e para o reconhecimento das conquistas industriais alcançadas. “Graças à transferência de tecnologia por meio do Naval Group, somos hoje o único estaleiro de construção de submarinos da América do Sul e, futuramente, teremos a capacidade de construir o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado ‘Alvaro Alberto'”, afirmou.

Além de representar um marco na parceria entre Brasil e França, o PROSUB tem impulsionado significativamente o desenvolvimento tecnológico e industrial no Brasil. O programa gera impactos positivos para a sociedade, ao fomentar a geração de empregos, a qualificação de mão de obra especializada e a inovação na indústria nacional.

A visita reforça o compromisso de ambas as nações com a cooperação em defesa e tecnologia, consolidando o Brasil como um dos protagonistas na construção de submarinos na América do Sul.

Fonte: GBN Defense – Marinha do Brasil
14/02/2025|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , |