A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta a cadeia de petróleo e gás como principal vetor do crescimento econômico do estado em 2025.
Após um avanço de 3,9% no PIB fluminense em 2024, impulsionado por serviços e indústria, a expectativa é que o setor de óleo e gás mantenha o protagonismo, com projeção de crescimento de 3,8% na indústria extrativa. Mesmo com interrupções em plataformas no ano anterior, a manutenção de um nível elevado de produção e a entrada em operação de novas unidades sustentam a perspectiva positiva para o segmento.
A sinergia com a indústria de transformação, que deve crescer 3,7% em 2025 puxada por derivados de petróleo, reforça o papel estratégico do setor no desempenho industrial fluminense. Segundo a Firjan, esse movimento poderá compensar as dificuldades enfrentadas por ramos mais sensíveis ao custo do crédito elevado. A força da cadeia de petróleo e gás, aliada aos investimentos em infraestrutura, deve sustentar o crescimento da economia do Rio acima da média nacional, mesmo em um cenário de incertezas econômicas e instabilidade internacional.