Na primeira reunião de 2025, conselho diretor do FMM selecionou 26 projetos que somam R$ 22 bilhões em investimentos previstos, valor que inclui quase R$ 7 bilhões em reapresentações
A primeira reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou, na última terça-feira (6), um total de R$ 22 bilhões em prioridades de financiamento para serem aplicados em 26 projetos ligados à construção de embarcações, reparos, docagens, modernização de unidades existentes, ampliação de estaleiros e novas infraestruturas portuárias. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), esse foi o maior volume de recursos aprovados pelo FMM em uma única reunião do conselho. Do total aprovado, R$ 15,4 bilhões são referentes a 19 novos projetos e R$ 6,7 bilhões em projetos reapresentados.
Entre os projetos aprovados, no setor naval estão o pedido da Petrobras para a construção de oito navios gaseiros para transporte de GLP, no valor de R$ 4,1 bilhões, e o projeto da DOF Subsea Brasil Serviços para a construção de quatro RSVs (embarcações de apoio marítimo equipadas com robôs), no valor de R$ 3,2 bilhões. A contratação dos gaseiros, lançada em fevereiro, vai triplicar a capacidade da Transpetro para transportar GLP e derivados. A ampliação da frota de gaseiros, de 6 para 14 navios, leva em conta o aumento de produção de gás natural no país e visa atender a demanda da Petrobras na costa brasileira e na navegação fluvial.
No setor de infraestrutura, o conselho aprovou prioridades para: modernização do estaleiro da Green Port, em Niterói (RJ), no valor de R$ 242 milhões; a construção de terminal para exportação de minério de ferro da Cedro Participações, em Itaguaí (RJ), parte da carteira de licitações de arrendamentos portuários de 2024 do MPor, no valor de R$ 3,9 bilhões; e a modernização do Tecon Rio Grande (RS), operado pela Wilson Sons, no valor de R$ 533 milhões.
O ministério destacou que as prioridades e volumes aprovados demonstram a continuidade da retomada da indústria naval. “Estamos batendo mais um recorde, com a aprovação desse grande volume de investimentos, para alavancar e fortalecer a indústria naval e o setor aquaviário”, afirmou o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho. “Isso mostra que o governo federal voltou a dar prioridade a esse setor que é fundamental para o desenvolvimento do país. Nessa gestão do presidente Lula (2023-2026), já aprovamos mais de R$ 60 bilhões em projetos de modernização e construção no setor naval”, acrescentou.
Para 2025, ainda estão previstas outras três reuniões, sendo a próxima (59ª RO) em 26 de junho. A reunião seguinte (60ª RO) está marcada para 18 de setembro, com prazo limite para recebimento de novos projetos se encerrando dia 21 de julho. A 61ª RO, última do ano, deve ocorrer dia 11 de dezembro, com prazo limite para recebimento de novos projetos dia 13 de outubro. As regras de apresentação estabelecem que os projetos podem ser enviados em qualquer data, sendo o prazo limite a data máxima para submissão de modo a assegurar que sejam apreciados na reunião em questão.