Projeto vai gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e permitirá a implementação do modelo One Stop Shop
O Grupo Mac Laren, localizado na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), anuncia um investimento de US$ 50 milhões na construção de um dique flutuante de última geração, o primeiro do gênero no Cone Sul e um dos maiores e mais modernos da América Latina. O projeto, que conta com apoio do Fundo da Marinha Mercante, representa um marco na transformação da Mac Laren em um centro de excelência para manutenção e reparos navais no Brasil.
A nova estrutura será a base para a implantação do conceito “One Stop Shop”, modelo inédito na região que vai concentrar, em um só local, todos os serviços necessários para a manutenção, abastecimento e suporte técnico a embarcações de diferentes portes, com foco no setor offshore.
“Mais do que um avanço tecnológico, este projeto representa um novo capítulo para o setor naval brasileiro. Vamos integrar serviços, reduzir custos operacionais e ampliar a eficiência logística dos nossos clientes. Nosso objetivo é consolidar a Mac Laren como uma das principais referências em manutenção e reparos navais offshore no país”, afirma Alexandre Kloh, vice-presidente da Mac Laren.
Com 157 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de içamento de até 15 mil toneladas, o novo dique terá infraestrutura única, com quatro piscinas – duas à vante e duas à ré –, o que permitirá maior flexibilidade e segurança nas operações. O equipamento será capaz de atender diferentes tipos de embarcações, realizando serviços de manutenção preventiva, corretiva, preditiva e modernizações completas.
O modelo One Stop Shop permitirá que todas as intervenções necessárias em um navio, desde reparos em sistemas mecânicos, elétricos e de propulsão até serviços de automação, controle, posicionamento dinâmico e eletrônica sejam realizadas de forma integrada, sem a necessidade de deslocamentos entre diferentes fornecedores. Essa centralização deve reduzir significativamente o tempo de inatividade das embarcações, aumentando a produtividade e gerando ganhos logísticos para os clientes.
Além do impacto técnico e logístico, o projeto terá forte repercussão econômica e social. Durante a fase de construção, a previsão é de 1.500 empregos diretos e 6.000 indiretos. Na operação futura, o dique deve gerar cerca de 3.000 postos diretos e 12.000 indiretos, movimentando a economia local e nacional e fortalecendo a cadeia produtiva da indústria naval.
O projeto ainda prevê a criação de uma plataforma multicompetente de serviços, reunindo fornecedores e prestadores especializados em áreas como engenharia naval, automação, eletrônica e serviços industriais. A previsão para o início das obras é janeiro de 2026 com entrega em dezembro do mesmo ano.
Mac Laren
A Mac Laren, líder em soluções integradas, logística e construções do mercado offshore, tem uma trajetória profundamente conectada ao desenvolvimento da indústria de Petróleo e Gás no Brasil. Referência em excelência e precisão nas operações portuárias, a companhia conta com duas unidades industriais portuárias em Niterói (RJ), com infraestrutura de ponta e operação 24h: A unidade PA, localizada na Ponta D´Areia, com capacidade para sete berços com calado de 7,5 metros, e a unidade IC, localizada na Ilha da Conceição, com nove berços com calado de 9 metros, ambas oferecem serviços navais, incluindo reparos, fabricação e instalação de estruturas metálicas.
Seu compromisso com a qualidade e sua cultura ética e de responsabilidade, comprometimento e inovação garante à Mac Laren uma posição de referência e destaque no setor. A empresa implementou o moderno conceito One Stop Shop, oferecendo uma solução completa que centraliza todos os serviços essenciais para manutenção e operação naval em um único local. Com isso, clientes encontram, em um só espaço, infraestrutura para atracação, armazenamento adaptável, logística, movimentação de cargas, reparo naval e fabricação de peças, além do gerenciamento de resíduos e suporte administrativo. Esse modelo proporciona praticidade, reduz custos operacionais e garante uma experiência personalizada e eficiente.
A responsabilidade social sempre foi uma das grandes preocupações da companhia, que implementou, dentro do complexo industrial Ilha da Conceição, o Instituto MECA, que tem por objetivo fomentar educação, cultura, inclusão e responsabilidade ambiental, atuando como um agente de transformação social nas comunidades locais.