O estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC) e a empresa de navegação Seacoast, especializada em serviços de cabotagem e de apoio marítimo, assinaram nesta quinta-feira (21), durante a Navalshore 2025, contrato para a construção de duas balsas oceânicas destinadas a operações de apoio. Segundo Josuan Moraes Jr, diretor da INC, o prazo previsto para a entrega das embarcações é de oito meses, e a encomenda vai gerar 100 novos postos de trabalho, além dos empregados regulares do estaleiro.
As balsas encomendadas terão 64 metros de comprimento, 22,5 metros de boca, pontal de quatro metros e capacidade para transportar até 10 toneladas por metro quadrado. Segundo a Seacoast, elas serão usadas em transporte de cargas para atividades offshore. O valor do contrato não foi informado pelas empresas.
Moraes Jr. comemorou a assinatura do contrato durante a Navalshore 2025 e o sucesso da feira, a maior do setor na América Latina e que este ano teve a maior participação de expositores desde a suma primeira edição. Para ele, o grande número de participantes indica a recuperação do setor naval depois de um período de retração. “O sucesso da Navalshore e o grande número de empresas participantes mostra que o setor naval brasileiro está iniciando um novo período de expansão”, afirmou o empresário.
O INC, que tem sede em Navegantes, em Santa Catarina, além da construção, é especializado na reforma e revitalização de embarcações, atuando no segmento de rebocadores, navios de médio porte, balsas, barcos pesqueiros e catamarãs para transporte de passageiros. Já a Seacoast, do mesmo grupo da Suíça Fracht Group e da brasileira International Marítima, está iniciando atividades no Brasil e anunciou que as duas balsas encomendas nesta quinta-feira são a primeira fase de seu projeto de contar com frota própria para ter autonomia em suas atividades de apoio a operações offshore.