Presidente do BNDES assina contrato para construção de embarcações no estaleiro Detroit

  • 22/09/2025

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, estará em Itajaí na segunda-feira para assinar o contrato entre o banco e a Starnav para a construção, pelo estaleiro Detroit, de oito embarcações de apoio marítimo offshore da Petrobras.

Além do investimento na construção naval, Mercadante anunciará aportes para melhoria da logística rodoviária em Santa Catarina e também para a implantação de uma usina de produção de biodiesel, com expansão da planta esmagadora de soja da Cooperalfa.

Também participam do evento o presidente do Sebrae, Décio Lima, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme e o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama. A cerimônia será às 11h, no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí.

Em maio deste ano, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que Itajaí e Navegantes vão responder por um terço das novas embarcações contratadas pela companhia até 2026. O anúncio foi feito durante cerimônia em Itajaí, com a presença do presidente Lula da Silva (PT).

Do projeto de 52 navios de apoio às operações da Petrobras, 16 serão construídos nos estaleiros Bram/Navship, de Navegantes e Starnav/Detroit, de Itajaí, vencedores da licitação. O investimento total é de mais de R$ 7 bilhões, com a geração de 15 mil empregos.

O programa marca uma nova fase para a indústria naval brasileira, que não recebia pedidos da Petrobras desde 2016. O pacote prevê investimentos de R$ 29 bilhões, a renovação e ampliação da frota da companhia, e a criação de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: Diarinho – Franciele Marcon
22/09/2025|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , |