Presidente da Transpetro, Sérgio Bacci confirmou que os projetos estão em andamento e reafirmou que a construção deve começar no primeiro semestre de 2026.
A Ecovix, empresa responsável pelo Estaleiro Rio Grande, entrou na fase de compra de aço para a construção de quatro navios handy. O anúncio foi feito por Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, que é a subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte e armazenamento de combustíveis.
Segundo Bacci, os projetos das embarcações deste tipo — modelo de porte menor, com capacidade para transportar entre 15 mil e 35 mil toneladas de produtos — já estão sendo elaborados.
O presidente explicou que o processo de retomada da indústria naval em Rio Grande tem ocorrido por etapas. A primeira foi a licitação, vencida pela Ecovix, seguida pela elaboração dos projetos técnicos. Agora, a estatal avança para a fase econômica, que envolve a aquisição dos materiais necessários à construção.
O contrato entre a Transpetro e a Ecovix foi assinado em fevereiro deste ano com a presença do presidente Lula. A expectativa é de que a construção dos quatro navios comece no primeiro semestre de 2026. O investimento é estimado em US$ 278 milhões — o equivalente a mais de R$ 1,5 bilhão.
Além desse projeto, o Estaleiro Rio Grande aguarda a conclusão de um novo edital que pode garantir a construção de até cinco embarcações adicionais.
Paralelamente, a Ecovix segue com as atividades de desmonte da plataforma de petróleo P-32. Após essa etapa, deve iniciar o desmantelamento da P-33, também sob responsabilidade da empresa.




