ExxonMobil estuda demanda até 2040

  • 13/12/2013

A demanda global por energia crescerá 35% entre 2010 e 2040, totalizando quase 750 quatrilhões de BTUs (medida de poder calorífico). A expectativa faz parte do estudo “Outlook for Energy: a view to 2040”, divulgado ontem pela ExxonMobil.

“A demanda por energia da China continuará a crescer substancialmente, mas em 2040 a China terá uma economia muito mais madura, com um crescimento da demanda de energia em um ritmo mais moderado. A Índia vai continuar a experimentar um forte crescimento, com sua grande população percebendo ganhos significativos na qualidade de vida” prevê a ExxonMobil no estudo.

De acordo com a petroleira, a Índia, que ultrapassou Japão e Rússia, permanecerá como terceiro maior consumidor de energia, atrás da China e Estados Unidos.

Segundo o estudo, a população mundial alcançará 9 bilhões de pessoas em 2040, ante 6 bilhões em 2000. Na mesma comparação, o Produto Interno Bruto (PIB) global saltará de aproximadamente US$ 40 trilhões para US$ 120 trilhões. “Esse crescimento do PIB significa o aumento da qualidade de vida de bilhões de pessoas”, explica a ExxonMobil.

O estudo aponta ainda que o petróleo e o gás natural continuarão a atender cerca de 60% das necessidades de energia até 2040. Cerca de 25% de aumento esperado na demanda por petróleo será atendida por meio da produção em águas profundas, areias betuminosas e do desenvolvimento de tecnologias de produção não convencionais.

“O gás natural vai continuar a ser a fonte de combustível com o maior crescimento”, aponta o documento. “O gás natural deverá representar mais do que um quarto de todas as necessidades globais de energia em 2040 e espera-se ultrapassar o carvão como a maior fonte de eletricidade.”

 

Fonte: Valor Econômico
13/12/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: |