A Seadrill contratou a construção de quatro navios sonda, dois com o DSME (Daewoo) e dois com o Samsung, ambos da Coréia do Sul. O valor da construção é estimada em US$ 600 milhões cada sonda. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2015. Existe a opção para a construção de mais dois navios sonda para entrega em 2016. 1.250 t
Os navios sonda tem uma capacidade de carga total de 1.250 toneladas, operam em lâminas d´agua de 4 mil metros de profundidade, projetados para campanhas de perfuração no Golfo do México, Brasil e Costa Oeste da África.
O programa de construção de sondas de perfuração da Seadrill é de 22 unidades, sendo nove navios sonda, dois semissubmersíveis e 11 jack ups. O mercado de perfuração offshore absorveu aproximadamente 261 unidades, desde 2005. Desde então o índice de utilização da frota de sondas para águas profundas é de 100%.
A Seadrill investiu na análise sobre a demanda futura do mercado de sondas para águas profundas e estima que a produção atualmente de um milhão de barris dia deve aumentar para cinco milhões de barris dia nos próximos seis anos. Para atingir essa meta o aumento da oferta de sondas será essencial, considerando que 49% da atual frota de sondas de perfuração já tem mais de 20 anos. A tendência é de utilização de sondas de quarta e quinta geração tecnológica, principalmente por motivo da margem de segurança exigidas nas campanhas de perfuração. Esse fator é forte impulsionador para a contratação de sondas tecnologicamente atualizadas.
O conselho de acionistas da Seadrill considera que o programa de construção de sondas2014-2016, projetado para 39 unidades, oferecerá sondas que serão absorvidas pelo mercado, onde a demanda é intensa com sólida remuneração de diárias para equipamentos novos. A carteira de contrato de serviços de perfuração da Seadrill é de US$ 19 bilhões.
O presidente do conselho de acionistas da Seadrill, John Fredriksen, disse que a empresa tem aproveitado o momento de baixas encomendas nos estaleiros para contratar a construção de sondas com preços favoráveis, formando uma frota tecnologicamente homogênea que trará grandes benefícios de operação.