IV Encontro dos Engenheiros Navais

  • 18/08/2011
Sinaval-Informa-62-fig1

Encontro anual dos engenheiros navais. (Foto: Paulo Botelho)

A comunidade dos engenheiros navais do Rio de Janeiro está construindo a tradição de realizar encontros anuais. Em 18 de agosto de 2011, no restaurante O Navegador, no Clube Naval, foi realizado o IV Encontro de Engenheiros Navais 2011, com a presença de mais de 270 participantes.

O encontro é uma iniciativa informal dos engenheiros navais Antonio Carlos dos Santos Souza e Thais Oliveira, da Technip, com o objetivo de congraçamento de companheiros dos tempos da universidade. Várias gerações se reúnem. Engenheiros navais veteranos, como Nobuo Oguri, formado em 1961, na UFRJ, e engenheiros recém-formados, participaram do encontro de 2011.

Sinaval-Informa-62-fig2

Antonio Carlos e Thaís os organizadores. (Foto: Paulo Botelho)

O objetivo é mesmo ser um encontro entre amigos, mas, a realidade da demanda intensa por engenheiros navais faz com que, após cada evento, vários participantes encontrem novas oportunidades profissionais, admitem Antonio Carlos dos Santos Souza e Thaís Oliveira, organizadores do evento.

“Nosso objetivo é promover o encontro entre as pessoas e vivenciar momentos agradáveis com os amigos dos tempos da universidade. Foi assim que surgiu a iniciativa, mas não há como negar que se tornou também uma bela chance de atualizar e aumentar seus contatos profissionais”, conta Antonio Carlos.

Sinaval-Informa-62-fig3

As engenheiras navais, novas presenças. (Foto: Paulo Botelho)

O primeiro encontro foi realizado em 2008, com a participação de 70 engenheiros navais. Foi tão bem sucedido que Antonio Carlos foi estimulado a realizar novo encontro em 2009, ao qual compareceram 240 engenheiros navais. Em 2010, já com a participação da Thaís na organização, o encontro anual contou com a presença de 270. Em 2011, o número de participantes foi novamente de 270 engenheiros navais.

A reunião é por adesão e cada um paga sua participação na organização do evento. Os jovens engenheiros, os veteranos, o notável aumento da participação das engenheiras navais, criam a energia do ambiente com animada troca de idéias, demonstrando a boa fase que o setor da indústria naval e offshore atravessa no país.

Sinaval-Informa-62-fig4

Nova geração assume posições. (Foto: Paulo Botelho)

“São os participantes que tornam o encontro de engenheiros navais um grande sucesso”, informam Antonio Carlos e Thaís. Não há objetivos comerciais, nem patrocinadores. Pelo menos por enquanto. A tradição está sendo criada, através do desejo de participar de cada um. O pano de fundo é o grande aumento das oportunidades profissionais, criadas como a demanda por engenheiros navais no setor offshore e na construção naval.

A preciosa listagem de engenheiros navais reunida por Antonio Carlos tem quase 700 nomes. A diversidade dos segmentos que empregam engenheiros navais impressiona. Há uma participação relevante dos engenheiros navais empregados na Petrobras e outras petroleiras, em estaleiros da construção naval, nas empresas de consultoria e engenharia naval, nas certificadoras e nas empresas de navegação, que são os segmentos mais tradicionais. Chama a atenção o número de engenheiros navais em instituições de pesquisa e desenvolvimento, ligadas a Universidades, nas empresas fornecedoras de sistemas para a indústria naval e offshore, no mercado financeiro e até na Receita Federal.

Sinaval-Informa-62-fig5

Seguindo o rumo dos veteranos. (Foto: Paulo Botelho)

O SINAVAL registra o IV Encontro dos Engenheiros Navais para reconhecer a importância de informar aos jovens da grande oportunidade profissional que os cursos de engenharia naval representam. Nos próximos três anos o SINAVAL estima que serão necessários mais 1.500 engenheiros navais para atender a demanda dos estaleiros e outras instituições. É um grande desafio para a Universidade. A iniciativa de Antonio Carlos e Thaís merece reconhecimento. As instituições que disputam os engenheiros navais ainda nos cursos de formação superior deveriam pensar como estimular os jovens a seguir carreira na engenharia naval.

Contatos
Antonio Carlos dos Santos Souza
acsouza@technip.com
(21) 2139-8645

Thaís Cristina de Oliveira
toliveira@technip.com
(21) 2139-8745

18/08/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |