As empresas de transporte marítimo de contêineres, as gigantes Maersk, MSC e CMA CGM são as três primeiras na lista das 10 maiores operadoras de frotas de navios do mundo, posição alcançada ao final de 2014, segundo a publicação especializada Alphaliner – Cenário da Frota Mundial 2014-2015.
A Maersk ampliou sua capacidade de transporte em 12%, a MSC em 7% e a CMA CGM em 9%.
A A.P.Moller-Maersk aumentou o total da sua capacidade de transporte em 318 mil TEU (contêineres de 20 pés), alcançando 2,89 milhões ao final de 2014. A expansão resultou da entrada em operação de nove novos navios porta contêineres com capacidade de 18.340 TEU, e o afretamento de 19 novos navios de proprietários investidores. Em 2015 a Maersk vai receber sete novos navios porta-contêineres.
A frota da MSC aumentou a capacidade da sua frota em 168 mil TEU, em 2014, atingindo 2,5 milhões de TEU, com uma frota de 497 navios próprios e afretados. Em 2015 a empresa vai receber 30 novos navios que aumentará sua capacidade de transporte de contêineres em 357 mil TEU.
A CMA CGM ampliou a capacidade de transporte de contêineres em 139 mil TEU, atingindo 1,6 milhões de TEU a capacidade de transporte total da frota de 446 navios. Em 2015, mais 25 navios porta-contêineres iniciam operações ampliando em 268,8 mil TEU a capacidade de transporte de contêineres.
Em quarto lugar no ranking mundial está a Hapag-Lloyd / CSAV ( associação com a chilena Cia SUD Americana de Vapores), em quinta posição está a Evergreen.
As 20 maiores operadoras de frotas de navios porta-contêineres ampliaram sua capacidade de transporte, em 2014, exceto a Hapag-Lloyd-CSAV, que apresentou redução de 2%; a Hanjin Shipping reduziu em 3% e a APL que apresentou redução de 12%.